Publicado em 29/04/2014 às 15:57 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
Reitoria da UFU (Foto: Milton Santos)
A UFU vai adotar, a partir da quinta-feira (1°/5), o novo sistema de gerenciamento e distribuição de recursos orçamentários. Com a alteração, as unidades acadêmicas e administrativas ficarão responsáveis por gerir, também, os recursos que antes eram administrados pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplad), como frota, manutenção, gráfica, diárias, passagens e outros.
De acordo com o pró-reitor de Planejamento, José Francisco Ribeiro, este é o resultado de uma política de gestão da universidade e trará mais eficiência e transparência na distribuição dos recursos orçamentários. “Até o ano passado, toda solicitação era atendida sem que a comunidade soubesse o quanto custava tudo isso. A partir de 2014, a administração introduziu uma nova política, que é de distribuir estes recursos e o controle deles com os dirigentes das unidades acadêmicas e administrativas da UFU”.
Segundo Ribeiro, os valores planejados para serem distribuídos em 2014 foram os executados em 2013, corrigidos pela inflação. No ano passado, a UFU distribuiu, para as unidades acadêmicas, cerca de R$ 4,5 milhões. Neste ano, com a implementação do novo sistema, serão repassados mais de R$ 18 milhões. De acordo com Ribeiro, cada unidade recebeu o montante, baseado em uma matriz orçamentária, calculada com base no que foi distribuído historicamente. “Está mudando apenas a forma de gestão. É uma gestão transparente e coparticipativa em que há uma divisão de responsabilidade. Entende-se que quem está lá na ponta, o diretor da unidade acadêmica ou administrativa, tem maior capacidade de gestão destes recursos, de estabelecer prioridades e reconhecer importâncias, do que uma gestão centralizada”, diz o pró-reitor.
Outro ganho é que, como a Matriz Orçamentária ficará disponível pela primeira vez no site da Proplad, “a comunidade poderá acompanhar todos os gastos de cada unidade administrativa e acadêmica”, explica Ribeiro. O pró-reitor acredita que os procedimentos administrativos para implantação desta nova sistemática serão melhorados, porque “cada setor (gráfica, manutenção, almoxarifados, garagem), necessariamente, deve aperfeiçoar suas formas de atendimento, pois prestarão contas à comunidade e, a todo o momento, serão controlados pelas unidades”.
Palavras-chave: Proplad recursos orçamentários
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS