Publicado em 04/02/2025 às 10:16 - Atualizado em 04/02/2025 às 10:41
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inicia 2025 com nova gestão e o desafio de garantir a manutenção das atividades com um orçamento reduzido e a previsão de mais cortes já anunciados pelo Governo Federal. Em novembro de 2024, o OFÍCIO CIRCULAR N. 31/2024/PROPLAD/REITO-UFU, emitido pela gestão superior orientou a redução de, pelo menos, 25% das despesas com contratos. A normativa, que deverá ser executada até maio de 2025, estabelece uma série de restrições, que estão sendo discutidas e adotadas pela nova gestão, a fim de garantir a manutenção das atividades.
“É um cenário complexo vivenciado por diversas instituições federais de educação e estamos empenhados, com toda a equipe da gestão superior, na identificação de possibilidades de otimização e racionalização dos recursos”, afirma Vinícius Fávaro, pró-reitor de Planejamento e Administração.
Conforme explica Fávaro, nesse momento a Proplad está trabalhando, em interlocução com as unidades administrativas, para identificar possibilidades de otimização em todas as áreas. “Estamos mapeando e buscando alternativas para otimizar os recursos, incluindo a necessidade de reduzir algumas despesas”, explica o pró-reitor, “lembrando que há algumas áreas que, para a nova gestão, são inegociáveis, como a Assistência Estudantil”.
Outras medidas específicas estão sendo adotadas, visando o uso responsável do orçamento, que é público, relata Fávaro. “A racionalização é nosso compromisso ético, transparente e responsável com a comunidade UFU e pretendemos demonstrar isso em ações concretas”, defende. Entre essas ações, ele cita a sobriedade das solenidades e a produção conjunta de campanhas entre distintas pró-reitorias, por exemplo, para economia de energia e gastos com transportes e diárias.
A Prefeitura Universitária (Prefe/UFU) também tem conduzido uma série de ações no sentido de otimizar os serviços. Uma das principais iniciativas é a nova normativa para os transportes, que estabelece o uso compartilhado de veículos pela gestão superior, otimizando deslocamentos e reduzindo custos.
“Além disso, considerando as restrições impostas pelo OFÍCIO CIRCULAR N. 31/2024/PROPLAD/REITO-UFU, estamos otimizando a organização dos serviços de vigilância e portaria”, explica a prefeita Juliana Cardoso Braga. Segundo ela, como parte desse processo, alguns porteiros estão sendo designados para a abertura e o fechamento de auditórios, permitindo que os vigilantes concentrem suas atividades exclusivamente na segurança.
Braga explica, ainda, que a Prefeitura Universitária também está investindo na modernização dos equipamentos de segurança, com a instalação de novas câmeras e melhorias na iluminação dos campi. “A integração e a colaboração entre a equipe de vigilância orgânica da UFU e os profissionais terceirizados são fundamentais para a eficácia desse novo planejamento”, resume.
Ainda no quesito segurança, a prefeita ressalta a intensificação do diálogo para aprimorar a parceria da UFU com a Polícia Militar para a realização de rondas no entorno dos campi, conforme acordo firmado com o Ministério Público Federal desde 2016. “Nosso compromisso é aprimorar a gestão dos recursos com responsabilidade e garantir um ambiente adequado para toda a comunidade acadêmica, combinando tecnologia, reorganização de serviços e ações coordenadas", destaca Braga.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Diarco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: gestão recursos Orçamento Proplad prefe UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS