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Gestão

Alunos e servidores de Monte Carmelo se reúnem com Prefeitura Universitária

Foram apresentadas as necessidades do campus avançado

Publicado em 08/05/2014 às 16:42 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Estudantes, professores e técnicos administrativos do Campus Monte Carmelo da UFU estiveram reunidos, nesta quarta-feira (07/05), com gestores da Prefeitura Universitária, para debater as necessidades do novo campus avançado, localizado na Rodovia LMG 746, Km 1.

Participaram da reunião o prefeito universitário Reges Eduardo Franco Teodoro; os diretores Wesley Marques da Silva (Logística), Antônio Carlos dos Santos (Infraestrutura) e Euclides Honório de Araújo (Sustentabilidade Ambiental); a coordenadora da Prefeitura Universitária em Monte Carmelo, Mary Ann Garcia Santos; o coordenador da Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial (Divig), João Delfino Diniz; e o engenheiro eletricista da Diretoria de Infraestrutura, Márcio Henrique Bassi.

Entre as reivindicações apresentadas pelos estudantes e servidores, estão: aumento do policiamento no entorno do campus, construção dos blocos 2 e 3, aumento do efetivo de técnicos administrativos, maior presença das pró-reitorias e diretorias em Monte Carmelo, mais veículos, implantação de rede de energia elétrica urbana (pois a atual é rural) e de internet, melhoria do serviço de fornecimento de água e esgoto, inauguração de lanchonete, entre outras.

A partir da reunião, foram feitos os primeiros encaminhamentos para solucionar as demandas. O prefeito universitário, o diretor de logística, a coordenadora da Prefeitura Universitária no campus avançado e o coordenador da Divig se reuniram, no mesmo dia, com o capitão Geilson Nunes, da 157ª Companhia Especial da Polícia Militar de Monte Carmelo. Nunes explicou aos gestores da UFU que o efetivo da PM na cidade impossibilita a disponibilização de uma viatura exclusiva para a região da universidade, mas diante da necessidade, a ronda será feita com mais frequência no entorno do campus. Também estão programados eventos educativos sobre segurança para orientar a comunidade acadêmica.

O diretor de infraestrutura explicou aos alunos e servidores que os projetos e o orçamento do segundo prédio estarão concluídos em aproximadamente 20 dias e os do terceiro prédio em cerca de 30 a 40 dias. O Plano Diretor do campus está em fase de conclusão, faltando apenas a apresentação à comunidade em audiência pública para a execução.

O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da UFU já solicitou à empresa terceirizada, a Udinet, a instalação de mais pontos de rede no Campus Monte Carmelo. A CTBC pediu um prazo de dez dias para a disponibilização dos serviços de telefonia.

Sobre os veículos, Wesley Marques lembrou que, além da caminhonete, do ônibus e do automóvel que já estão em Monte Carmelo, há uma van com entrega garantida para as próximas semanas. O diretor de logística informou ainda que a lanchonete já foi licitada e a empresa vencedora tem até 60 dias para implantar o serviço. O novo campus também receberá mais profissionais nos próximos dias, entre eles, um jardineiro, um pedreiro, um eletricista e um auxiliar. Outras demandas serão encaminhadas às respectivas pró-reitorias.

Os gestores lembraram, durante a reunião, que algumas necessidades dependem da atuação conjunta com o poder público municipal, por meio de compromissos firmados em reuniões anteriores e oficializados, no ano passado, no I Seminário: UFU em expansão, do qual participaram autoridades da universidade e o prefeito de Monte Carmelo, Fausto Nogueira.

Palavras-chave: prefeitura universitária Campus Monte Carmelo

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