Pular para o conteúdo principal
Armazém Literário

Jornalismo Canibal - Os Abutres Têm Fome

Márcio Alvarenga participa do Papo Filosófico

Publicado em 28/05/2014 às 11:40 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

O Papo Filosófico acontece no dia 6 de junho, a partir das 20h, no Armazém Literário, que fica na Rua Teixeira Santana, 54, no Fundinho. Na oportunidade, o jornalista e escritor Márcio Alvarenga, da Rádio Universitária de Uberlândia, conversa sobre o seu mais recente livro, Os abutres têm fome, com o filósofo Mario Alves. O livro faz referência a 44 filmes que tratam de jornalismo e jornalistas e servem para ilustrar uma abordagem que demonstra que a imprensa já não representa o quarto poder.

O espaço que os telejornais têm destinado para as notícias sobre segurança pública tem demonstrado de forma evidente o quanto essa modalidade de jornalismo tenta capturar a audiência. O livro Os abutres têm fome vai mais além, ao abordar os aspectos éticos, quando profissionais da imprensa se envolvem no trato com processos jurídicos, maquinações políticas, intolerância religiosa, ideológica, irresponsabilidade militar e outros aspectos do cotidiano.

Os abutres têm fome descortina uma nova modalidade jornalística, o "jornalismo canibal", aquele que explora a tragédia humana. Um outro aspecto para questionamento, a violência do cinema e televisão, estimula ou exorciza a violência de quem assiste. O livro foi lançado no dia 23 de abril e se encontra à venda no Armazém Literário e na Agência Itacolomy.

No Papo Filosófico o jornalista e escritor Márcio Alvarenga e o filósofo Mario Alves conversam sobre o jornalismo canibal e a plateia participa da discussão. A entrada é franca.

Palavras-chave: Jornalista Papo Filosófico UFU cultura

A11y