Pular para o conteúdo principal
Cultura

UFU promove 1º Festival de Arte Negra

Evento acontece de 22 a 25 de agosto

Publicado em 20/08/2019 às 17:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

As mesas-redondas e as oficinas irão promover embasamento teórico/prático para que a cultura negra seja entendida e expressada como um patrimônio cultural (Foto: Milton Santos)

 

Entre os dias 22 e 25 de agosto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove o 1º Festival de Arte Negra. A proposta cultural visa ampliar as possibilidades de estudos e pesquisas que tenham como foco as matrizes culturais afro-brasileira. 

Coordenado pelo docente do Instituto de Química da UFU, Guimes Rodrigues Filho (coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros), a ação cultural tem o objetivo de realizar ações que permitam difundir a cultura negra brasileira, valorizando os artistas negros locais e nacionais dentro da UFU. Dentre as ações propostas estão as oficinas "Percussões Afro-Brasileiras", "Hip Hop Importa" e "Da Capoeira ao Frevo", além de mesas-redondas para debater os temas propostos nas ações. 

Na oficina "Percussões Afro-brasileiras" será formada uma orquestra de berimbaus. Já na oficina de Hip-hop serão ensinados movimentos do Break e da Dança de Rua. Já na "Da Capoeira ao Frevo" serão ensinados os passos da Capoeira que levaram ao Frevo, contextualizando a história desses dois patrimônios culturais, procurando demonstrar onde eles se encontram. No evento, as três oficinas deverão se entrelaçar, estabelecendo diálogos entre os elementos de cada uma. Além disso, o projeto tem o intuito de abordar a ancestralidade do berimbau e a afro-americanidade da brasilidade, do break à street dance, para estabelecer interlocuções com público. 

Conforme os organizadores do evento, a visibilidade da cultura afro-brasileira é necessária para promover igualdade racial, por isso, a iniciativa busca diálogos entre os profissionais realizadores das ações propostas, a comunidade universitária e a comunidade externa.

O projeto faz parte da segunda chamada do Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC-Estudantil), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através da Diretoria de Cultura (Dicult). A ação acontece no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica, a partir das 19h. O evento é gratuito e, para participar, basta acessar o link.

 

Palavras-chave: Arte Negra cultura arte UFU

A11y