Publicado em 01/09/2014 às 12:17 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
A segunda reunião extraordinária do Conselho Superior (Consun) sobre a elaboração do novo estatuto da UFU aconteceu nesta sexta-feira (29/08), na reitoria. Os conselheiros continuaram o debate sobre a proposta de resolução que orienta o processo estatuinte, cujo relator é o professor Cláudio Antonio di Mauro.
Os estudantes apresentaram o documento elaborado pelo Conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos, reivindicando a autonomia do corpo discente nas eleições dos representantes dos três segmentos (docentes, técnicos administrativos e alunos), para que pudessem se organizar em chapas. O artigo 4º da resolução em discussão determina que sejam eleitos os candidatos (nomes individuais) mais votados. Os conselheiros debateram a reivindicação e decidiram que os alunos deverão redigir a proposta de alteração no texto para que o conselho vote, na próxima reunião, em favor do que foi sugerido pelo relator ou pelos discentes.
Os conselheiros também iniciaram a discussão sobre o artigo 5º da resolução, que prevê que as eleições para escolha dos representantes docentes e discentes lotados em Uberlândia para a Comissão Estatuinte sejam organizadas pelo critério de aglutinação em grupos tendo por referência as grandes áreas do conhecimento. O tópico será retomado na próxima reunião, quando se discutirão ainda os artigos que abordam a representação das unidades especiais (Escola Técnica de Saúde e Escola de Educação Básica), dos campi fora de sede e dos técnicos administrativos.
A data da terceira reunião será divulgada no comunica.ufu.br.
Leia mais:
Consun realiza primeira reunião sobre novo estatuto
Palavras-chave: Consun estatuinte Estatuto
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS