Pular para o conteúdo principal
TECNOLOGIA

UFU inicia recadastramento de e-mails

Participam da primeira etapa apenas usuários no formato indivíduo@ufu.br

Publicado em 15/05/2015 às 15:04 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Foto: Milton Santos

O Centro de Tecnologia da Informação (CTI/UFU) iniciará, a partir do dia 18 de maio, o processo de recadastramento dos e-mails institucionais de toda a comunidade acadêmica. Servidores ativos, aposentados e estudantes deverão acessar a aplicação, que estará disponível no site da UFU, para fazer a atualização.

O motivo do recadastramento é o ingresso da UFU na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e permite o compartilhamento de serviços baseado em uma identidade. É aí que entra o e-mail da comunidade acadêmica: o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI/UFU) definiu que a identidade da UFU será o e-mail institucional na forma individuo@ufu.br.

Vantagens da CAFe

A CAFe é uma iniciativa da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O objetivo da comunidade é possibilitar que serviços disponibilizados por instituições participantes sejam acessados por indivíduos de quaisquer instituições federadas.

Um exemplo é o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), hoje disponível na UFU apenas a partir da rede da universidade. Por meio da CAFe, o Portal de Periódicos passa a ser acessível a qualquer horário e lugar do mundo.

Para integrar a CAFe, a UFU assinou um convênio com a RNP no qual assumiu o compromisso de se transformar em um provedor de identidade – analogamente, é como um cartório que autentica a originalidade da identidade institucional do indivíduo.

Uniformização

O levantamento feito pelo CTI constatou a existência de aproximadamente 40 mil indivíduos potencialmente usuários dos serviços da UFU e daqueles oferecidos pela CAFe. Foram detectados e-mails em diversos formatos – por exemplo, indivíduo@reito.ufu.br ou indivíduo@umuamara.ufu.br –, além de pessoas com mais de um e-mail válido na UFU.

Com o recadastramento, os e-mails de servidores e alunos serão uniformizados: todos passarão a ter o final @ufu.br. Além disso, cada membro da comunidade acadêmica terá apenas um e-mail institucional, afinal, de acordo com o convênio assinado entre a UFU e a RNP, haverá apenas uma identidade institucional para cada um indivíduo.

Procedimento

O recadastramento será feito exclusivamente por uma aplicação que estará disponível no site da UFU. Ao acessar o link dessa aplicação, serão solicitados o Siape e o CPF do usuário, necessários para identificar somente um indivíduo no banco de dados institucional da UFU. Na sequência, serão exibidas as informações existentes na UFU sobre aquela pessoa, que será conduzida a informar mais alguns dados, para então finalizar o processo de recadastramento.

Por fim, haverá um Termo de Responsabilidade e Compromisso, por meio do qual o usuário assume a responsabilidade pela guarda das credenciais de acesso associadas a sua identidade institucional. Isso é necessário porque o convênio assinado pela UFU e a RNP exige que uma identidade institucional seja fornecida exclusivamente a um indivíduo e que ele seja o responsável pela guarda intransferível dessa identidade.

Na primeira etapa, apenas os usuários de e-mails no formato indivíduo@ufu.br, que somam aproximadamente 3.500, serão convocados para o processo de atualização cadastral. Aqueles cujo endereço de e-mail inclui o nome do órgão, campus ou unidade – por exemplo, @cti.ufu.br, @facom.ufu.br, @umuarama.ufu.br – devem aguardar a segunda etapa de recadastramento.

O CTI não envia pedido de recadastramento por e-mail e alerta: os e-mails enviados à comunidade da UFU pedindo confirmação de informações cadastrais ou recadastramentos são spams e devem ser excluídos, sem clicar em links ou anexos.

De acordo com o professor Pedro Frosi, diretor do CTI/UFU, não haverá risco de perda de correspondências, graças ao mecanismo que permite redirecionar os e-mails que chegam às antigas caixas postais para as novas caixas postais. Além disso, conforme o docente, a UFU declara que as informações prestadas pelo usuário serão usadas apenas para os fins previstos na realização profissional existente entre a universidade e o individuo nos termos da legislação aplicável. “Estamos cientes de que os transtornos gerados nesse processo são mínimos quando comparados aos benefícios futuros, que vão muito além do acesso aos Portais de Periódicos da Capes, passando por mais segurança e diminuição significativa de spams, entre outros. Por isso, desde já, agradecemos a compreensão de todos”, finaliza Frosi.

Para mais informações, acesse:

Centro de Tecnologia da Informação (CTI/UFU)

Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Palavras-chave: E-mail CTI tecnologia

A11y