Publicado em 30/08/2016 às 17:21 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Debate teve três horas de duração (foto: Milton Santos)
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou na tarde desta terça-feira, 30 de agosto, o primeiro debate com a participação dos quatro candidatos a reitor da instituição – os professores Arquimedes Diógenes Ciloni, Helvécio Damis Cunha, Pedro Frosi Rosa e Valder Steffen Júnior –, com mediação do jornalista Flávio Soares.
O debate, produzido e realizado pela Comissão Especial para Consulta Eleitoral da UFU e pela TV Universitária, emissora da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) durou três horas (da 14 às 17 horas) e foi transmitido ao vivo pelos canais 5 (cabo) e 4 (antena comum), pela internet, e em telões em todos os sete campi da universidade.
No primeiro bloco, cada candidato teve dois minutos para a apresentação. A ordem foi definida por sorteio. No segundo bloco, cada candidato pode fazer uma pergunta a cada um dos outros candidatos. Foi destinado um minuto para pergunta, dois minutos e meio para resposta, um para réplica e meio minuto para tréplica.
No terceiro bloco os candidatos a reitor responderam a perguntas formuladas por integrantes da comunidade universitária. No bloco seguinte os candidatos responderam a perguntas enviadas pela Associação dos Docentes da UFU (Adufu) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Instituições de Federais de Ensino Superior, o Sintet. No sexto e último bloco os quatro reitoráveis fizeram suas considerações finais.
Os candidatos destacaram a importância do debate para a universidade. Para Arquimedes Ciloni, “o debate é extremamente importante porque permite que toda a comunidade universitária, em todos os campi, veja a diferença de ideias, de postura”.
“Os debates são muito importantes porque são instrumento de informação, para a comunidade universitária, daquilo que nós candidatos temos para apresentar para a gestão da Reitoria nos próximos quatro anos”, declarou Helvécio Damis.
Pedro Frosi disse que “os debates são um espaço privilegiado de interlocução com a comunidade universitária. É um espaço importante para colocação das propostas”.
“A importância deste debate está em compartilhar com os demais candidatos as nossas respectivas visões de universidade e certamente existe muita coisa convergente, muita coisa parecida”, afirmou Valder Stéffen Júnior.
O programa estará disponível no canal do Youtube da TV Universitária na sexta-feira, 2 de setembro. O segundo e último debate antes da votação do primeiro turno ocorrerá no dia 5 de setembro, das 20h45 às 22h30, também com transmissão ao vivo pela RTU.
Veja a Galeria de imagens.
Palavras-chave: eleição consulta eleitoral REITOR debate
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS