Pular para o conteúdo principal
ARTE

'Benedites' representará UFU em Festival Internacional de Teatro Universitário

Entre as selecionadas, peça é a única de Minas Gerais

Publicado em 16/05/2017 às 17:37 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

espetáculo benedites

"Benedites" envolve temas como gênero, raça e sexualidade no contexto político atual. Foto: Luiz Alves.

O espetáculo “Benedites”, idealizado pelo coletivo “Ocupa Teatro”, representará a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no 30º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub), realizado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), em Santa Catarina, entre 6 e 13 de julho de 2017.

Realizado com o apoio do curso de Teatro e do Instituto de Artes (Iarte), o espetáculo foi o único de uma universidade mineira contemplado entre os dez selecionados para o festival.

O coletivo nasceu a partir de ocupações realizadas na UFU, em meio à greve ocorrida na universidade no fim do ano passado contra medidas como a Proposta de Emenda Constitucional 241/55 (PEC 241/55). Produzido pelo “Ocupa Teatro”, “Benedites” é um espetáculo inspirado pelo álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, lançado em 2015 pela cantora Elza Soares. Temas como a livre expressão de gênero, raça e sexualidade permeiam a peça teatral, que é realizada por quarenta pessoas, incluindo direção, equipe de produção e elenco.

Palavras-chave: arte UFU teatro espetáculo festival

A11y