Pular para o conteúdo principal
Desde 1957

Curso de Música celebra os seus 60 anos

Primeiro curso superior de Uberlândia realiza atividades em comemoração à data emblemática a partir desta sexta, 07/07

Publicado em 04/07/2017 às 18:25 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Uma história de 60 anos merece ser celebrada. O curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) completa seis décadas e para comemorar a data oferece à população uberlandense apresentações musicais e artísticas.

O início das atividades está agendado para a próxima sexta-feira, 07 de julho, no Teatro Municipal. Além da cerimônia de abertura, os professores do curso de Música subirão ao palco para apresentar um recital.

Já no dia 13 de julho será inaugurada a Exposição de Fotos, haverá ainda mesa de depoimentos e apresentação da Orquestra Popular do Cerrado (OPC). Os dois eventos têm horário de ínicio previsto para às 19h30. A entrada é franca.

Ao longo do ano serão realizadas outras ações em comemoração aos 60 anos do curso. Confira abaixo a reportagem produzida pela TV Universitária sobre o assunto.

Um pouco de história...

O curso de Música nasceu antes mesmo da Universidade. Em 1957, quando não havia sequer um projeto de implantação da UFU, as primeiras aulas do curso de Música já eram realizadas em Uberlândia.

A história oficial registra o dia 13 de julho de 1957 como a data que marca o início das atividades do curso de Música na cidade, naquela época vinculado ao Conservatório. No entanto, o embrião da primeira escola superior da cidade de Uberlândia foi a casa da então professora Cora Pavan Cappareli, fundadora do Conservatório.

“Começamos como uma pequena escola, mas eu tinha muitos alunos em casa, levei-os para o Conservatório”, conta Cora em depoimento registrado no livro “A UFU no imaginário social”.

Os primeiros graduados em Música, em 1961, receberam diplomas com Habilitação em Instrumento (Acordeon, Piano e Violino).

Somente doze anos após o início das atividades, em 1969, as histórias do curso de Música e a UFU encontram-se. A recém criada Universidade de Uberlândia (federalização aconteceu somente em 1978) recebeu o curso de Música, ainda carente de reconhecimento. Nascia a Faculdade de Artes da UFU, que abrigava os cursos de Música e de Artes Plásticas.

Somente doze anos após o início das atividades, em 1969, as histórias do curso de Música e da UFU encontram-se. A recém criada Universidade de Uberlândia (a federalização aconteceu em 1978) recebeu o curso de Música, ainda carente de reconhecimento. Nascia a Faculdade de Artes da UFU, que abrigava os cursos de Música e de Artes Plásticas.

O curso de Música hoje

O curso de Música da UFU oferece anualmente 50 vagas para ingresso, nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura. Além da habilitação em canto, o curso oferece formação em instrumentos (Flauta Doce, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Viola, Violão, Violino e Violoncelo).

Desde 2015, a UFU oferece também formação em nível de pós-graduação, com o Mestrado em Música.

Também merecem destaque as atividades de extensão, com a formação de grupos musicais (Orquestra Popular do Cerrado, Grupo de Flauta Doce da UFU, Camerata de Violões e Grupo de Percussão da UFU).

Para conhecer um pouco mais sobre o curso de Música da UFU, acesse: http://www.iarte.ufu.br/musica.

Palavras-chave: música UFU 60 anos graduação

Conteúdo relacionado

A11y