Publicado em 10/10/2017 às 15:50 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Lançamento do Foguete Padrão 2 no Centro de Controle Avançado Foto: Gabriel Antônio
A Equipe de Propulsão e Tecnologia Aeroespacial (Epta), aprovada no Conselho da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), participou da Competição Nacional de Foguetemodelismo em Natal entre os dias 25/9 e 1/10.
O evento ocorreu na base militar do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), filiada à Competição Brasileira Universitária de Foguetes (Cobruf). Estavam presentes 15 universidades federais e estaduais de todo o Brasil.
A Epta, que é composta por nove alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Mecatrônica e Mecânica, ficou responsável pelo subsistema de recuperação do foguete, a fim de que, por meio de um paraquedas, ele não viesse a falhar. A equipe também participou do lançamento do Foguete Padrão 2, que foi coordenado juntamente com militares, dentro do Centro de Controle Avançado (CAV), instalação que é destinada a executar as cronologias de lançamento dos foguetes lançados na base.
Os alunos estudam, desenvolvem projetos e sistemas em propulsão e tecnologia aeroespacial, com a coordenação da professora Ana Marta de Souza. No evento, eles obtiveram destaque por seus trabalhos e receberam uma menção honrosa pela participação em conjunto na Cooperação Tecnológica Nacional.
Palavras-chave: Engenharia Aeronáutica pesquisa Eventos
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS