Publicado em 07/05/2018 às 15:04 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16
Precisamos falar sobre questões psicológicas na universidade. Em abril, o Comunica UFU publicou a reportagem Crises psicológicas afetam universitários e, desde então, temos recebido sugestões de divulgação de projetos que acontecem na UFU e que ajudam os estudantes a lidar com ansiedade, depressão e outros problemas. Nesta semana publicaremos uma série de reportagens apresentando algumas dessas iniciativas. Envie também sua sugestão: www.comunica.ufu.br/divulgacao.
O projeto Motivação, da Faculdade de Engenharia Mecânica (que abriga também os cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica), foi implantado, em 2015, com o objetivo de oferecer tutores e atendimento psicológico a alunos com dificuldades nos estudos. Com algumas alterações, como a possibilidade de atendimento psicológico desde 10 de abril desse ano, ele ganhou força novamente. O projeto é baseado no Programa Institucional de Graduação Assistida (Prossiga), um conjunto de subprogramas que têm como foco o combate assertivo à retenção e à evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A professora Ana Marta Souza, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, é responsável pelo projeto. “Os alunos entram aqui e descobrem que é bem mais pesado que o ensino médio, que o ritmo é diferente. Às vezes, se mudaram de cidade e não conhecem ninguém aqui. O Motivação visa descobrir e identificar as dificuldades que os discentes têm em qualquer campo e ajudá-los com isso”, explica.
A professora Ana Marta Souza é responsável pelo projeto. (Foto: Milton Santos)
O projeto funciona por meio de tutores, que são estudantes de períodos mais avançados. Cada aluno que escolhe participar tem um tutor, que o acompanha e o auxilia na criação de um plano de estudos. Se o problema for uma dúvida específica nas disciplinas, é possível pedir o auxílio dos monitores do curso. Além disso, os participantes se encontram semanalmente com estagiárias do curso de Psicologia da UFU, em um grupo de apoio.
De acordo com Souza, o trabalho com tutores é interessante porque também auxilia na questão da motivação. “Uma grande preocupação que nós temos é a de manter a motivação dos alunos. Quando eles estão no início do curso, sempre se perguntam se realmente vão usar aquilo, por não parecer que é engenharia. A ideia é que os tutores sempre estejam em períodos mais elevados para que eles possam motivá-los, dizer que isso se usa, sim”, diz.
Élcio Marques, da Engenharia Mecânica, foi um dos primeiros estudantes a participar do Motivação. Ele afirma que já sofreu de problemas psicológicos no início do curso, mas que o projeto é uma maneira de ajudar. “No dia 23 de abril, tivemos nosso primeiro atendimento psicológico e vimos que não estamos sozinhos, que existem muitas pessoas que estudam conosco e estão passando pelo mesmo problema. O pessoal da Engenharia é meio fechado, ninguém fala muito, mas, no grupo, descobri que não estou sozinho”, conta. Ele pretende participar do programa também no futuro, para ajudar pessoas que passam pelos mesmos problemas.
O projeto auxilia tutores e tutoriados. (Foto: Milton Santos)
Os tutores afirmam que o projeto também os auxilia. Raul Rufato, da Engenharia Aeronáutica, é tutor de Marques. “Querendo ou não, para ajudarmos uma pessoa com um plano de ensino, precisamos ser pessoas organizadas. Nós temos que prezar pelo exemplo”, diz. Já Gustavo Dutra, da Engenharia Mecatrônica, explica que o Motivação é uma forma de se enxergar em outra pessoa. “Você mostra que você também é humano. Nós não queremos ter só um tutoriado, mas até um amigo. Não queremos ajudar a pessoa só durante esse período, mas deixá-la com confiança para poder fazer as provas e ir melhor até o final do curso”.
Serviço
O Motivação funciona, por enquanto, apenas na Faculdade de Engenharia Mecânica. Para participar, é necessário entrar em contato por email, enviando mensagem para anamartaengenharia@gmail.com, informando o interesse.
Palavras-chave: psicológico motivação Engenharia Mecânica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS