Publicado em 17/05/2018 às 16:37 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participará da edição de 2018 do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). A proposta foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nìvel Superior (Capes) e prevê oferta de 456 bolsas. A universidade também foi contemplada com 408 bolsas no recém-criado Programa de Residência Pedagógica.
As bolsas para os dois programas são voltadas para estudantes dos cursos de licenciaturas para atuação em escolas públicas. A duração máxima das bolsas é de 18 meses, com início previsto para o dia 1º de agosto de 2018.
As vagas para o Pibid são destinadas a alunos matriculados na primeira metade do curso e com disponibilidade de 32 horas mensais para atuação no programa. Já os candidatos para Residência Pedagógica devem ter concluído, no mínimo, 50% do curso (5º período) e ter disponibilidade de 440 horas nas atividades.
Próximos passos
A equipe responsável na UFU pelos programas de Residência Pedagógica e do Pibid fará reunião nesta sexta-feira (18/05) para elaborar o projeto institucional e definir os planos de atividades para seguir o cronograma (abaixo) previsto pela Capes.
Os editais do Pibid e da Residência Pedagógica preveem oferta de 90 mil bolsas (45 mil em cada programa) para todo o país. Confira no infográfico como ficou a distribuição por instituição, conforme o resultado preliminar divulgado pela Capes.
<span class="mce_SELRES_start" data-mce-type="bookmark" style="display: inline-block; width: 0px; overflow: hidden; line-height: 0;"></span>
Palavras-chave: Pibid Residência Pedagógica Capes licenciaturas bolsas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS