Pular para o conteúdo principal
CIÊNCIA

Pibid amplia oportunidade para futuros professores

600 alunos da UFU receberão bolsas para iniciação à docência

Publicado em 21/10/2024 às 08:30 - Atualizado em 23/10/2024 às 15:12

Atualmente, o Pibid está nos cursos de licenciatura da UFU nos campi de Uberlândia e Ituiutaba (Foto: Acervo Pessoal)

“O Programa auxiliou muito em minha formação, tanto fora quanto dentro da sala”, conta o aluno de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), João Victor Silva. Em junho de 2022, ele iniciou sua participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que proporciona aos estudantes o contato com o ambiente das escolas de educação básica desde o início da graduação. 

Neste mês, a UFU foi aprovada no Edital CAPES 10/2024 e classificada em 8º lugar no ranking nacional. O projeto institucional contempla 18 subprojetos com 25 Núcleos de Iniciação à Docência (NID), que individualmente reúnem 24 discentes, um docente coordenador da UFU e três supervisores nas instituições públicas participantes. Ao todo, o Pibid proporcionará 600 bolsas a alunos dos cursos de licenciatura da UFU. 

 

Foto de crianças em um projeto na escola
O Pibid reconhece a importância do espaço das escolas públicas no processo de formação dos futuros docentes (Foto: Arquivo do Pibid/UFU)

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid foi criado para a valorização e melhoria da formação de professores. A UFU participa do programa desde sua criação, em 2007, e atualmente, ele está presente em todos os cursos de licenciatura permitidos pela Capes na Universidade.

Além da experiência, o programa concede bolsas a todos os envolvidos nas atividades, como os estudantes, os professores da universidade e das instituições participantes. O auxílio financeiro “tem sido fundamental para garantir a permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura”, afirma a coordenadora institucional do Pibid na UFU, Iara Longhini. 

 

O papel do Pibid na formação de professores

De acordo com o Instituto Semesp, entre 2010 e 2020, o ingresso de jovens até 29 anos em cursos de licenciatura sofreu uma queda de 9,8 pontos percentuais. “Nós estamos sofrendo um apagão das licenciaturas”, destaca Longhini. Nesse contexto, a bolsa de iniciação à docência, atualmente no valor de 700 reais, e a oportunidade de estender a teoria das salas de aula para a prática nas escolas, desde o início da graduação, são contribuições do Pibid para fomentar a permanência dos discentes. 

Através do convite de uma amiga, João Victor encontrou no Pibid a oportunidade de desenvolvimento na docência. “O programa ia me ajudar tanto financeiramente como academicamente”, relata. Sua participação despertou um interesse na licenciatura, que ainda não havia sido identificado durante o curso. “Trabalhar igual aprendi nas aulas, facilitou ainda mais meu aprendizado”, declara.

 

Foto de alunos em uma escola
“Hoje eu tenho uma melhor desenvoltura. Consigo me sair bem e trabalhar com uma turma sozinho”, afirma o discente de Educação Física (Foto: Acervo Pessoal)

O Pibid estabelece uma relação direta entre a teoria e a prática para os alunos dos cursos de licenciatura da UFU. Ao possibilitar a participação dos discentes ainda no início da graduação, é uma atividade fundamental na formação inicial de professores em todo o país. “Ele aproxima os estudantes da realidade das escolas”, afirma a coordenadora.

Ao encerrar seu período no programa, em novembro de 2023, Silva não deixou para trás o aprendizado proporcionado pelo Pibid. “Me trouxe uma bagagem muito grande, que facilitou minha vida nos estágios e, acredito, também depois de me formar”, conta. A partir de sua experiência, ele decidiu abordar a formação de docentes de educação física em seu trabalho de conclusão de curso. 

 

Inscrições para o programa 

As inscrições de estudantes para o Pibid na UFU começam no dia 23 de outubro e vão até o dia 20 de novembro através do portal da Pró-reitoria de Graduação. “O Pibid é muito importante para os estudantes da licenciatura. Eu indico de olhos fechados, pois eu sei como me desenvolvi”, revela Silva. 

O início das atividades tem previsão para fevereiro de 2025. 

 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Pibid Pibid bolsas docência educação Capes

A11y