Pesquisa

Censo 2020: mudanças preocupam Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU

Corte de investimentos e retirada de questões da pesquisa motivam publicação de nota

Publicado em 19/06/2019 às 14:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Qual o retrato do Brasil? Informações sobre a população, nível de renda, saúde, moradia e educação são fundamentais para o planejamento de políticas públicas para o país. Neste contexto, o Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, propicia acesso a um verdadeiro raio-x das condições de vida dos brasileiros. O próximo levantamento será realizado em 2020, com diminuição de recursos e redução no número de questões que serão pesquisadas.

As mudanças nos questionários e o corte de despesas relacionadas à pesquisa representam fator de preocupação para o Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).

No Censo 2020, a previsão inicial de investimentos era de R$ 3,1 bilhões, no entanto, com o contingenciamento de recursos, o valor será de R$ 2,3 bilhões. Houve diminuição de 26 questões na pesquisa de amostra e nove no questionário simplificado.

Entre os itens que foram retirados da amostra estão questões relacionadas a emigração internacional, renda de moradores, tipo de domicílio e posse de bens, além de informações sobre “estado civil” e  deslocamento. Segundo o IBGE, esses dados serão obtidos por meio de pesquisas amostrais ou consulta de registros em instituições públicas. Veja abaixo as temáticas que serão abordadas no Censo 2020:

Mudanças geram preocupação

O cenário preocupa o IIERI/UFU que, em nota, apresentou posicionamento sobre o tema e pondera que a retirada de questões significa perda de informação fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas. “Ele (Censo) precisa ser tão robusto quanto nosso território e nossa diversidade socioeconômica. E deve corresponder à missão do IBGE, de ‘Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania’, pois disso depende o futuro da nossa sociedade”.

Para Luiz Bertolucci, economista e pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projeto Econômico-Sociais (CEPES) da UFU, o Censo representa oportunidade de gerar informação e qualificar o planejamento. “Comprometer a realização de um censo demográfico decenal por conta de cortes orçamentários é impedir que a população brasileira se conheça em detalhes, é inviabilizar a realização de políticas públicas, de projetos e ações privadas que garantam o desenvolvimento dos municípios brasileiros”.

A pesidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, enfatiza que as mudanças são estratégicas e independem do quadro econômico atual. "Mesmo sem restrições orçamentárias estaríamos tomando as mesmas decisões que estamos tomando nesse momento para o censo demográfico".

Censo experimental

Antes da realização do Censo 2020, o IBGE fará um ensaio geral com o Censo Experimental. O teste será realizado na cidade mineira de Poços de Caldas de setembro a dezembro de 2019.

Censo 2020 em números

• R$ 2,3 bilhões serão investidos no Censo 2020
  • 5570 municípios brasileiros
  • 213 milhões de pessoas (população estimada)