Engenharia

Equipe da UFU marca presença em competição nacional de Fórmula SAE

Chegando à sua 16ª edição, disputa ocorre de 28/11 a 01º/12, em Piracicaba (SP), com carros elétricos ou a combustão projetados por estudantes de 53 instituições de ensino superior de Norte a Sul do Brasil

Publicado em 25/11/2019 às 15:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Protótipos são criados e desenvolvidos pelos estudantes. (Fotos: Divulgação)

Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP), sedia a 16ª Competição Fórmula SAE Brasil. Ao todo, estão inscritos na disputa estudantes de engenharia de 53 instituições de ensino superior de 15 unidades da Federação. As equipes que obtiverem as melhores pontuações nesta etapa nacional poderão representar o Brasil na competição mundial, que será promovida pela SAE International em 2020, nos Estados Unidos.

Uma das 13 representantes de Minas Gerais na Fórmula SAE Brasil, a UFU Racing Fórmula Team vai enviar para o interior de São Paulo 22 acadêmicos da Universidade Federal de Uberlândia. “Todos nós estamos cursando Engenharia, mas há uma diversidade muito grande na equipe, com pessoas de Aeronáutica, Ambiental, Controle e Automação, Elétrica, Mecatrônica, Mecânica e Química; alunos do primeiro ao décimo períodos”, explica Isabelle Vieira Dias, que está fazendo o sétimo período de Engenharia Ambiental.

Esta será a terceira participação da UFU Racing nesta competição nacional, conforme informa a estudante. “Também marcamos presença em Piracicaba em 2017 e 2018, sendo que no ano passado nós levamos um carro e subimos cinco posições na classificação. Desta vez, optamos por não levar um modelo, pois houve empecilhos quanto à aquisição de alguns materiais. Diante de um projeto tão importante como este, achamos melhor guardar os nossos recursos financeiros e motivação para fazermos um protótipo ainda melhor, que possa ‘bater de frente’ com os projetos do pessoal da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), por exemplo. Uma das ideias que queremos viabilizar é implementar no carro as tão sonhadas asas dianteiras e traseiras”, revela.

Dias comenta, ainda, que a posição obtida na edição de 2018 foi motivo de muito orgulho para a equipe, tendo em vista que toda a pontuação foi baseada apenas nas provas estáticas. “Não chegamos a passar da inspeção técnica, devido à nossa estrutura. Contudo, foi uma experiência que gerou um grande aprendizado para nós e honramos o fato de sermos os pioneiros do Triângulo Mineiro e a única equipe com apoio da Porsche.”

Atualmente, a UFU Racing conta com 32 membros e quatro colaboradores. Os processos seletivos ocorrem semestralmente e são abertos aos acadêmicos de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, com opções para atuar na área administrativa (Marketing, Recursos Humanos, Financeiro e Qualidade) ou na área de projetos (Aerodinâmica, Elétrica e Telemetria, Dinâmica Veicular, Estrutura e Powertrain). Mais informações podem ser obtidas entrando em contato via redes sociais (Instagram e Facebook).

História

Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, no ano de 1981, e lembram um Fórmula 1. Estes protótipos são projetados e construídos por estudantes de cursos em diversas áreas da engenharia, sob a supervisão de professores. Os alunos também ficam responsáveis pela organização e gestão do trabalho das equipes, bem como da viabilidade econômica dos projetos.

A equipe da UFU participa da categoria dos carros movidos a combustão, dotados de motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. A outra categoria é a dos carros elétricos – alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s.

Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. Já as competições de veículos na categoria elétrica ocorrem nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Inglaterra, Itália, Brasil e Estados Unidos. (Com informações do Portal Segs)

Palavras-chave: Engenharias competição nacional Fórmula SAE UFU Racing