Publicado em 19/02/2015 às 17:02 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
De 5 a 8 de março, um grupo de estudantes de engenharias da UFU estará em Piracicaba (interior de São Paulo) defendendo a instituição na 21ª Competição Baja/SAE Brasil. O desafio – que ocorre a cada ano – é desenvolver um carro para percurso of-road (“fora de estrada”) que será submetido a provas teóricas e práticas de segurança, desempenho e conforto.
O objetivo dos organizadores – integrantes da SAE Brasil (filiada da Society of Automotive Engineers internacional) - é oferecer aos futuros engenheiros a chance de aplicarem na prática os conhecimentos teóricos assimilados na academia.
Nos quatro dias, as 76 equipes de instituições de todo o país participarão de provas estáticas (verificação de dispositivos de segurança, avaliação da estrutura, do motor e do conforto, entre outros) e dinâmicas (arrancada, reboque de peso, velocidade, suspensão etc.). No último dia, um domingo, será realizada a principal prova: um enduro com quatro horas de duração.
Na opinião do professor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Daniel Dall'Onder dos Santos, coordenador da equipe, a atividade agrega valores aos alunos. “Eles enxergam na prática as dificuldades de tocar o projeto, como a questão financeira, por exemplo”, afirma o docente.
O “baja” da UFU (como é conhecido os carros da competição) vem sendo aprimorado constantemente, explica Santos. A equipe, por sua vez, está sempre se renovando. Todo semestre, dois ou três alunos dão lugar a novos integrantes selecionados nos cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica ou Aeronáutica. “Eles saem com uma atitude diferente da que chegaram. Eles saem mais maduros”, observa o coordenador.
O evento será realizado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). Veja mais informações em http://migre.me/oG08F.
Palavras-chave: Engenharias competição Baja SAE
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS