Pular para o conteúdo principal
Competição

UFU realiza Maratonas de Matemática

Competição reuniu 600 participantes entre professores e alunos do ensino fundamental e médio

Publicado em 05/09/2025 às 13:17 - Atualizado em 11/09/2025 às 13:33

Maratonas contaram com palestras sobre dados e meio ambiente (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou nos dias 2 e 4 de setembro, respectivamente, a IX Maratona de Matemática do Ensino Médio e a II Maratona de Matemática do Ensino Fundamental, com a temática mudanças climáticas. As provas foram realizadas nos auditórios do bloco 5R e do bloco 3Q e reuniu mais de 600 alunos de escolas particulares e públicas. 

As provas do ensino médio iniciaram às 8 horas da manhã no dia 2. Os alunos tiveram 1 hora e 15 minutos  para realizar as provas em trios. Depois dos exames foi feita a abertura oficial do evento, na mesa da cerimônia estavam presentes o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho; a vice-reitora da UFU, Catarina Machado Azeredo; o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc), Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior; o diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Guilherme Chaud Tizziotti; a coordenadora da IX Maratona de Matemática do Ensino Médio professora, Mirian Fernandes Carvalho Araújo; e o coordenador da II Maratona de Matemática do Ensino Fundamental, Fernando Rodrigo Rafaeli. 

Durante a mesa de abertura, os presentes falaram sobre a importância das provas de matemática e como isso impacta na formação dos alunos que estão prestes a ingressar no ensino superior. Com destaque para a fala do diretor do IME, Guilherme Chaud, sobre a oportunidade dos alunos conhecerem e frequentarem uma universidade como a UFU.

 

Mesa da abertura oficial do evento
Mesa de abertura contou com a presença do reitor, vice-reitora, pró-reitor de Extensão e Cultura e coordenadores das maratonas (Foto: Milton Santos)

Para a coordenadora da IX Maratona de Matemática do Ensino Médio, Mirian Fernandes Carvalho Araújo, as maratonas são um evento de grande relevância acadêmica e social, pois promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da capacidade de resolução de problemas entre os estudantes. Além de estimular o gosto pela matemática, a competição incentiva o trabalho em equipe, a cooperação e a superação de desafios intelectuais.

“Um destaque especial é a inclusão de uma aluna nas equipes participantes, reforçando a importância da diversidade e da igualdade de gênero em espaços tradicionalmente marcados pela predominância masculina. A presença feminina não apenas enriquece a troca de experiências, mas também inspira outras meninas a se engajarem no estudo da matemática e a ocuparem seu lugar no meio científico e acadêmico”, comenta Carvalho. 

De acordo com o coordenador da maratona do Ensino Fundamental, Fernando Rodrigo Rafaeli, na edição deste ano 55% dos inscritos eram do gênero feminino (mantendo a mesma média do ano anterior de 57%) e 45% do gênero masculino. 

Para Antonio Oliveira, aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, que fez a prova no dia 2, a experiência de participar da prova foi boa: “Eu sempre ouvia falar sobre as provas. As vezes que eu fui chamado, eu não quis participar. Mas dessa vez, não quis perder a oportunidade, já que é o meu último ano na escola”. 

As provas desafiam os alunos a resolver cálculos e questões de lógica: “Achei bem desafiador. Algumas coisas que eu nem sabia que tinha potencial eu descobri ali na prova. Consegui fazer cálculos que eu pensava serem inimagináveis e que eu tinha muita dificuldade. Tenho certeza que o pessoal da minha escola gostou bastante”, explica Oliveira.

Para o professor de Antonio, Jefferson Junio Batista Silva, a participação dos estudantes prestes a realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na maratona contra outros alunos, estimula os estudantes a estudarem matemática  e buscarem por novos conhecimentos. 

A vinda dos mais de 600 alunos - 366 do Fundamental II e 294 do Ensino Médio - e 50 professores para a UFU é uma oportunidade para eles terem acesso, muitas vezes pela primeira vez, a uma instituição de ensino superior como uma universidade: “Eu acho que é extremamente importante o papel social da UFU de levar a universidade às diversas escolas. A escola que eu trabalho é da periferia, então estar nesse espaço, ocupando esse espaço para eles (alunos) e para nós, professores também é extremamente importante”, completou Batista. 

Além dos alunos das escolas públicas e privadas de Uberlândia, às maratonas receberam estudantes de outras cidades da região: Araguari, Araxá, Ituiutaba, Monte Carmelo, Tupaciguara, Uberaba e Vazante. 

Caso dos alunos da Escola Centro Educacional Sebastiana Naves, de Vazante. A equipe foi acompanhada pela coordenadora Flávia Regina Silva. “A maratona aconteceu no lugar mais exato que deveria acontecer para eles terem essa troca, essa experiência. Para eles era tudo novo, eles ficam curiosos. A gente estimula muito a eles a estudarem a prestar o Enem para conseguir vaga numa faculdade pública, então é muito importante essa oportunidade que a UFU tem dado a eles”, explicou Silva.

As provas da maratona do ensino fundamental foram realizadas na tarde do dia 4 de setembro, assim como no dia 2, os alunos tiveram 1 hora e 15 minutos para realizar a primeira etapa da maratona. 

Para Caio Martins Sousa Santos, aluno do 9º ano da Escola Estadual Honório Guimarães, a primeira etapa foi tranquila. Ele já foi medalhista de bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2024, ainda por outra escola, e estudou a prova da maratona passada para fazer o exame esse ano. “A prova foi bem bacana, meus amigos me ajudaram bastante. Para estudar a gente fez a prova do ano passado. Eu acho que dá para medalhar, esse primeiro nível foi bem tranquilo, então eu acho que dá para a gente buscar”, comentou Martins.

 

Equipe da E.E  Honório Guimarães
A E.E Honório Guimarães levou 3 equipes para a competição do ensino fundamental (Foto: Milton Santos)

Juntamente a Caio estavam Hemily Santos Fernandes e Natanael Augusto Lima Silva, a equipe passou para a segunda etapa realizada depois do intervalo. Após a primeira etapa, o coordenador Fernando Rodrigo Rafaeli abriu oficialmente a maratona e seguiu com uma palestra sobre meio ambiente ministrada por Luciano Cavalcante de Jesus França professor do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag), do Curso de Engenharia Florestal, no campus Monte Carmelo.

Resultados

IX Maratona de Matemática do Ensino Médio 2025 

  • Competição entre equipes de escolas públicas:

1º lugar: Desbravantes de números - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM/Campus Uberlândia Centro) 

2º lugar: Messias 01 - E.E. Messias Pedreiro

3º lugar: Integrados - E.E. Frei Egídio Parisi

 

  • Competição entre equipes de escolas privadas:

1º lugar: Clube de Fermat - Gabarito Educação - Uberlândia 

2º lugar: Gabametricos - Gabarito Educação - Uberaba

3º lugar: Gauss n Roses - Olimpo 

 

  • Competição entre escolas públicas:

1º lugar: IFTM/Campus Uberlândia Centro 

2º lugar: E.E. Messias Pedreiro

3º lugar: E.E. Ignácio Paes Leme 

 

  • Competição entre escolas privadas:

1º lugar: Gabarito Educação - Uberlândia 

2º lugar: Olimpo

3º lugar: Colégio São Paschoall - Unidade 3

 

II Maratona de Matemática do Ensino Fundamental 2025 

  • Competição entre equipes de escolas públicas:

1º lugar:  Euclidianos  - E. M. Dr. Joel Cupertino Rodrigues 

2º lugar: Euipe do Pi - E. E. Maria da Conceição Barbosa de Souza 

3º lugar: Filhos de Bháskara - E.M Prof. Otávio Batista Coelho Filho

 

  • Competição entre equipes de escolas privadas:

1º lugar:  Matemágicos  - Colégio batista Mineiro

2º lugar: GabSolução - Gabarito Educação - Uberaba

3º lugar: Raiz Squad SP - Colégio São Paschoall

 

Para mais informações e conferir o resultado da maratona do ensino fundamental, acesse o Instagram da maratona


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: competição Matemática Maratona

A11y