Foripes divulga nota de pesar pelo falecimento de Tomaz Aroldo da Mota Santos

Professor presidiu a Andifes e foi reitor da UFMG e da Unilab

Publicado em 18/06/2020 às 17:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Fórum das Instituições de Ensino Superior Públicas de Minas Gerais - Foripes manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, na manhã desta quinta-feira (18), em Belo Horizonte.

O professor Tomaz Aroldo da Mota Santos foi reitor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, de 1994 a 1998, e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), entre 2015 e 2016. Entre 1997 e 1998, o professor Tomaz Aroldo foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Em sua carreira de docente e gestor universitário, Tomaz Aroldo da Mota Santos foi o primeiro e único reitor negro da UFMG e defendeu, antes da criação do sistema de cotas raciais, os direitos e a inclusão das pessoas pretas e pardas no ensino superior. Por onde passou, teve sempre uma atuação marcante, capaz de garantir forte reconhecimento e admiração de todos que tiveram o prazer de conviver com ele.

Tomaz Aroldo da Mota Santos tinha 76 anos e deixa a esposa, três filhos e três netos.

Palavras-chave: Foripes nota de pesar