Missão internacional

Foripes tem representantes em Seminário do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras

Reitor da UFU, Valder Steffen Junior faz parte da comitiva que está na Itália

Publicado em 24/09/2024 às 15:32 - Atualizado em 30/09/2024 às 08:18

Foto: divulgação / Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais

O presidente do Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) e reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, está participando da XVII Assembleia Geral e do XIV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). O evento teve início nesta segunda-feira (23) e acontecerá até quarta-feira (25) na Università degli Studi di Roma Tor Vergata, em Roma, Itália, com o objetivo de discutir o tema "Cooperação Acadêmica Internacional: rumo a um mundo sustentável, inclusivo e multicultural".

Participam também, enquanto integrantes do Foripes, os reitores das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Girlene Alves da Silva, Valder Steffen Junior e Heron Laiber Bonadiman, respectivamente.

A programação contará com palestras, debates e plenárias sobre Políticas e práticas para uma Educação Superior inclusiva no contexto internacional; Iniciativas para a sustentabilidade universitária e seu impacto global; Trocas Culturais e a Migração Italiana no Brasil; Inteligência Artificial na Educação Superior; e preparativos da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 2025), que acontecerá em Belém (PA).

De acordo com o presidente do Foripes, as discussões promovidas no Seminário do GCUB são muito relevantes para o contexto atual das universidades no cenário global. “Todos os debates têm propiciado trocas profícuas de experiências que poderão ser aplicadas por cada um dos reitores participantes, contribuindo assim para o fortalecimento da Educação Superior gratuita, universal e de qualidade e que atenda aos principais anseios e desafios da nossa sociedade”, afirmou.

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Fundado em 2008, em Brasília (DF), é composto por 96 universidades brasileiras e seis instituições estrangeiras. Dentre as suas ações, estão a realização de programas e projetos destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento, e a promoção de seminários que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros.