Cepes divulga o informativo do mês de junho

Nos 30 dias do último mês foram realizados, remotamente, quatro publicações e quatro webnários complementares

Publicado em 08/07/2020 às 10:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Criado em 1977, o Cepes faz levantamentos dos indicadores econômicos de Uberlândia (Arte: Reprodução)

A equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) está trabalhando remotamente e assim permanecerá neste mês de julho. Os dados para as pesquisas do departamento, vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU), têm sido obtidos por telefone, internet ou presencialmente em alguns estabelecimentos de maneira segura. O objetivo é realizar uma análise da dinâmica econômica local que reflete diretamente nas questões de desenvolvimento da cidade.

Ao longo do mês de junho, o Cepes disponibilizou quatro publicações e realizou quatro webnários - como são conhecidos os seminários via internet. As discussões complementares às publicações foram elaboradas em quatro linhas de pesquisa: Comércio Exterior, Finanças Públicas, Mercado de Trabalho e Preços.

Emprego

A Nota Informativa 03, emitida pelo Cepes, fez a análise geral da evolução do emprego celetista em Uberlândia nos primeiros quatro meses de 2020. A intensificação da crise sanitária e econômica provocada pela Covid-19 foi a principal abordagem do informativo.

As repercussões para o mercado de trabalho uberlandense também estão presentes no “Webnário 03 - Discussões sobre orçamento e manutenção de serviços públicos no contexto da coronacrise”. Três pesquisadores do Cepes debateram o orçamento e a manutenção de serviços públicos no contexto da pandemia de coronavírus: Carlos José Diniz, Rick Humberto Naves Galdino e Tarcísio Fernandes de Paula. Este seminário virtual pode ser acessado AQUI.

Comércio Internacional

O Boletim do Comércio Exterior - Região Intermediária de Uberlândia teve como foco os dados do comércio internacional da Região Intermediária de Uberlândia referentes ao acumulado dos meses de janeiro e abril deste ano. Na publicação a pesquisa registrou o montante de US$ 449,12 milhões em produtos exportados e US$ 81,56 milhões em importações. Ambos valores são menores em relação ao primeiro quadrimestre de 2019.

No “Webnário 04 - Pandemia da Covid-19 e Comércio Internacional: impactos e reflexões sobre o Brasil e a Região Geográfica Intermediária de Uberlândia” foi discutido o impacto do comércio internacional na região durante a pandemia do coronavírus. Os economistas Henrique Ferreira de Sousa, Eduardo Nunes Guimarães e Michele Polline comandaram o webnário, que pode ser acessado AQUI.

Uberlândia

O Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC/Cepes) em maio de 2020 apresentou variação de -0,09%, sendo 0,55 ponto percentual acima da taxa de 0,63% registrada em abril de 2020. Já o gasto mensal da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia em maio de 2020 foi de R$ 457,77, com queda de R$ 7,20 em relação ao mês anterior. A variação acumulada no ano da Cesta Básica de Alimentos, calculada a partir de 13 itens alimentícios, foi de 6,38%.

No “Webnário 05 - Divulgação do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia IPC-Cepes e da Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia - maio de 2020”, complementar aos boletins, a apresentação foi realizada por Pedro Henrique Martins Prado, economista e pesquisador do Cepes. Para acessá-lo, basta clicar AQUI.

Coronavírus

No “Webnário 06 - Os reflexos da crise do Coronavírus em Uberlândia: receitas correntes municipais e ações do Governo Federal”, realizado no último dia de junho, foram analisadas todas as consequências da pandemia para o contexto da economia local. A apresentação foi realizada por Rick Humberto Naves Galdino, Carlos José Diniz e Tarcísio Fernandes de Paula e pode ser acessada AQUI.

Foram disponibilizadas também, para efeito de comparação, as séries históricas agregadas do IPC-Cepes de 1979 a junho de 2020; da Cesta Básica de Alimentos de 1983 a junho de 2020; do Tempo de Trabalho Necessário de 1983 a junho de 2020 e do Salário Mínimo Necessário de 1991 a junho de 2020.

O Cepes está localizado na sala 132 do Bloco IJ do Campus Santa Mônica. Contatos: telefone (34) 3239-4527 e e-mail cepes@ufu.br.

Palavras-chave: CEPES Webnário emprego Indicadores econômicos de Uberlândia UFUContraOCorona