Boletim do Emprego de Uberlândia indica saldo positivo de contratações

Dados do último quadrimestre de 2022 indicam cenário positivo, mas abaixo do ano anterior

Publicado em 28/02/2023 às 19:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou os dados da empregabilidade em Uberlândia referentes aos últimos quatro meses de 2022. O Boletim do Emprego apresenta dois aspectos distintos. A cidade registrou saldo positivo de contratações no terceiro quadrimestre de 2022; no entanto, no comparativo com 2021, o resultado é negativo.

Durante os últimos quatro meses de 2022, foi registrada a criação de 2.106 novas vagas de emprego formal. Este número representa uma redução de 55,97%, em relação ao mesmo período do ano passado (4.783 vagas).

A remuneração também é menor que 2021. O salário médio de admissão em Uberlândia foi de R$ 1.813,75, o que representa uma queda de 7,20% em relação à média salarial do Brasil (R$ 1.944,42). Além disso, houve uma redução de 7,17% no salário médio de admissão, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A maioria das contratações no período foram de homens com idades entre 18 e 24 anos e Ensino Médio completo. A ocupação com maior número de contratações foi a de "operador de telemarketing ativo e receptivo", com um saldo de 1.357 vagas e um salário médio de R$ 1.262,53.

Os dados foram coletados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e analisados pela equipe do Cepes/UFU. Confira, abaixo, a íntegra do Boletim do Emprego de Uberlândia:

Outras edições do Boletim do Emprego podem ser acessadas na página do Cepes. O acervo contém publicações desde 2012.

Palavras-chave: CEPES emprego Boletim do Emprego