Geologia

Projeto de extensão de Geologia acontece semanalmente no YouTube

Palestrantes convidados são pesquisadores nacionais e internacionais de Geociências

Publicado em 09/10/2020 às 10:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O projeto teve início em 21/06 e tem término previsto para o fim de dezembro deste ano (foto: Pixabay)

O projeto de extensão “Sedimentando Conhecimentos Geológicos na Quarentena”, iniciativa do professor Luciano Alessandretti, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), campus Monte Carmelo, é realizado com duas apresentações por semana, sendo transmitidas ao vivo pelo YouTube. Os temas são relacionados aos estudos da Terra e abordados em sessões de aproximadamente uma hora de duração.

Os palestrantes convidados são pesquisadores nacionais e internacionais em áreas de atuação nas Geociências, que trabalham como cientistas no meio acadêmico e profissionais do mercado de trabalho.

Por meio do chat virtual do YouTube, o espaço fica disponível para interação e discussões acerca das dúvidas enviadas pelos participantes. Esse relacionamento auxilia no intuito do curso: manter as atividades acadêmicas de Geologia neste período de pandemia, já que, devido à necessidade de isolamento social, é inviável o oferecimento de disciplinas com caráter parcial ou totalmente prático e de campo.

Para emissão de certificados, os participantes recebem, após cada apresentação, um link do Google Forms com o formulário para ser preenchido. “Ao final do projeto, todos que preencheram seus dados receberão por e-mail os certificados de participação”, informa Alessandretti.

O projeto teve início em 21/06 e tem término previsto para o fim de dezembro deste ano. O professor conta que “existe a possibilidade de continuar com o projeto, mas isso ainda está sendo discutido”. A programação semanal, lives e gravações das palestras na íntegra ficam disponíveis no canal Geologia UFU, com inscrição livre para todos os públicos, e divulgadas também no Instagram @sedimentandogeo.

Também fazem parte da organização do projeto as professoras Liliane Ibrahim e Pamela Pavanetto, os professores Emerson Almeida, Marco Antonio da Silva, Daniel Sedorko e Felix Nannini, e os discentes Pedro Victor dos Reis, Ana Carolina Aparecido, Raquel Rodrigues, Thalles Renan de Carvalho, Vithor Di Donato, William Mizumura, Leonardo de Oliveira, Mardem Silva e Bruno Rafael Araújo.

Palavras-chave: geologia Geociências projetodeextensão YouTube quarentena UFU