Hospital de Clínicas

HC-UFU tem Ambulatório para Egressos das Unidades de Covid-19

Atendimento será realizado às terças-feiras

Publicado em 28/05/2021 às 08:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Foto: Juliana Valéria / Unidade de Comunicação Social HC-UFU

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) iniciou nesta semana os atendimentos no Ambulatório de Egressos das Unidades de Covid-19. O novo ambulatório é específico para pacientes que receberam alta do HC-UFU e que necessitam de acompanhamento. Os atendimentos serão realizados por uma equipe multiprofissional composta por pneumologista, neurologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e nutricionista, todas as terças-feiras, a partir das 13h.

De acordo com o pneumologista e responsável pelo ambulatório, Thúlio Marques, o objetivo é atender pacientes que receberam tratamento no HC-UFU e que estão sendo monitorizados pelas equipes do hospital. “Todos os pacientes que estão com sintomas pós-Ccovid serão chamados para ser avaliados”, explica.

A fonoaudióloga, Lucila França, conta que alguns pacientes têm apresentado dificuldades de memória, deglutição, alteração na voz, na fala e necessitam de acompanhamento. Na avaliação dela, o ambulatório será uma oportunidade de conhecer novos aspectos da doença, uma vez que tudo sobre a Ccovid-19 ainda é muito novo.

Baltazar da Paz de Paula teve Covid-19 no final do mês de março e precisou ficar seis dias internado na enfermaria de Covid-19. Quase dois meses após a alta, ainda sente cansaço. Hoje foi atendido pela equipe do Ambulatório de Egressos e ressaltou a importância do tratamento para a sua recuperação. “Parabenizo o HC-UFU pelo atendimento excelente. Estou vivendo uma segunda vida; nasci de novo”.

Palavras-chave: COVID-19 ambulatório de egressos Hospital de Clínicas