Demografia

Cepes divulga boletim do crescimento populacional de 2021 reunindo os maiores municípios brasileiros

Região Geográfica Intermediária que possui Uberlândia como polo se destaca como uma das mais populosas no Estado de Minas Gerais

Publicado em 14/12/2021 às 09:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU), publicou o Boletim de Dados Populacionais com as estimativas de 2021 para os maiores municípios brasileiros, as Regiões Geográficas Intermediárias e as Unidades da Federação.

Para conseguir realizar tal pesquisa, o Cepes analisa a dinâmica populacional observada no âmbito das Regiões Geográficas Intermediárias (RGI), regiões intraestaduais adotadas com a nova regionalização brasileira, e das Unidades da Federação e as grandes regiões brasileiras que integram, baseando-se nos anos de 2000 e 2010 e nas estimativas populacionais municipais, calculadas em 2021.

O boletim integra o conjunto de trabalhos acadêmicos realizados no âmbito do Programa Voluntário de Iniciação Científica, no ano de 2021 (ICV-Cepes 2021), executado na linha de pesquisa Demografia, intitulado Pesquisa e Análise/Avaliação Demográfica para o município polo de Uberlândia, Região Geográfica Intermediária de Uberlândia e demais municípios brasileiros.

População residente e o crescimento anual nas regiões brasileiras

De acordo o novo boletim do Cepes, as informações demográficas nas grandes regiões brasileiras demonstram que a população residente e a taxa de crescimento (TC) anual apresentaram quedas, se comparadas aos dados censitários apresentados de 2000 a 2010.

Regiões brasileiras foram analisadas no novo boletim divulgado pelo Cepes. (Arte: Divulgação/Cepes)

Os números continuam crescendo, mas em ritmo menos acelerado. Essa redução no processo de crescimento demográfico, evidenciada a partir de taxa de crescimento anual decrescente, pode ser resultado de alguns fatores conhecidos, como a queda na fecundidade, a inserção da mulher no mercado de trabalho, o aumento do custo de vida nas cidades, ou ainda o acesso dos indivíduos a métodos contraceptivos.

De acordo com a tabela, é possível notar que a única região que apresentou um crescimento maior do que o período de 2000 a 2010 foi o Sul do país, com diferença de 0,09  pontos percentuais (p.p.), mas ainda abaixo da média de crescimento populacional brasileira.

População residente e o crescimento anual em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais também apresentou um crescimento menor em relação aos resultados divulgados no período de 2000 a 2010, tendo uma queda na TC de 0,10 p.p..

Estados analisadas de acordo a população residente e o crescimento anual. (Arte: Divulgação/Cepes)

As estimativas populacionais para o ano de 2021, quando comparadas com os dados censitários analisados, evidenciam que os sete estados mais populosos do Brasil estão distribuídos nas regiões Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), Nordeste (Bahia e Pernambuco) e Sul (Paraná e Rio Grande do Sul). Apesar disso, as estimativas mostram que as maiores TC ocorreram nas regiões Norte e Centro-Oeste, sendo, respectivamente em: Roraima (3,46% a.a.), Amapá (2,51% a.a.), Acre (1,96% a.a.), Amazonas (1,88% a.a.), Distrito Federal (1,71% a.a.), Goiás (1,69% a.a.) e Mato Grosso (1,49% a,a.).

População residente e o crescimento anual em Uberlândia e região

Em relação à população residente e a taxa de crescimento anual das 50 Regiões Gráficas Intermediárias (RGI) mais populosas do país, a RGI Uberlândia se encontra no ranking das 51 RGI mais populosas, sendo a oitava RGI mais populosa do estado de Minas Gerais e quinquagésima primeira na lista geral.

Regiões geográficas Intermediárias em relação à população e a taxa de crescimento anual. (Arte: Divulgação/Cepes)

A RGI Uberlândia vem tendo um crescimento bastante significativo e importante para a manutenção e expansão demográfica, ainda que em ritmo lento. Esta RGI concentrou em 2021 o total estimado de 1.190.985 habitantes, volume resultante do aumento absoluto de residentes nas últimas décadas. Ainda assim, é possível perceber que, apesar de relevantes e estarem acima da média nacional e da observada para o estado de Minas Gerais, as taxas de crescimento da RGI uberlandense atualmente mostram-se decrescentes em comparação ao período 2000/2010.

Entre os dez maiores municípios mineiros, nota-se a presença dos localizados ao entorno de Belo Horizonte e daqueles mais distantes, que atuam como capitais regionais. Dentre os situados no entorno da capital estadual, verificam-se grandes contingentes populacionais em Contagem (terceira posição), Betim (quinta posição) e Ribeirão das Neves (sétima posição). Já entre os mais distantes, destacam-se: à oeste, os municípios de Uberlândia (segunda posição) e Uberaba (oitava).

Cidades mineiras mais populosas, de acordo com a análise do boletim anual divulgado pelo Cepes. (Arte: Divulgação/Cepes)

É importante destacar que todos os estados brasileiros demonstraram ganhos populacionais absolutos durante as últimas décadas. No entanto, no período recente, apontam para ritmos de crescimento demográfico cada vez menores. O boletim completo já está disponível para acesso integral - clique na imagem abaixo.

Palavras-chave: CEPES IERI Censo Demográfico Crescimento populacional Triângulo Mineiro e Região Dados populacionais