Mercado de Trabalho

Junho registra aumento de empregos formais em Uberlândia

Nova publicação do Cepes/UFU aponta que salário médio real também obteve saldo positivo no último mês do primeiro semestre de 2023

Publicado em 02/08/2023 às 11:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Pixabay

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), divulgou nesta terça-feira (1º/8), o Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia referente a junho de 2023.

Os resultados da nova edição do boletim são animadores, pois as movimentações do emprego formal na maior cidade do interior de Minas Gerais registraram um saldo líquido positivo de 240 vínculos formais de emprego, resultado da diferença entre 11.465 admissões e 11.225 desligamentos. Este saldo aponta, também, uma melhora em relação ao mês de maio, no qual balanço foi negativo: - 92.

Em relação ao saldo acumulado do primeiro semestre de 2023, o resultado foi positivo, com a criação de 1.960 vínculos empregatícios.

O Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia constatou que, em junho, os cinco setores de atividade econômica registraram saldos positivos de emprego. Em primeiro lugar, com a maior criação de postos de trabalho, ficou a indústria, com 105 vínculos empregatícios. Em seguida, respectivamente, vieram: setor de comércio (saldo de 83); serviços (28); construção (14); e agropecuária (10).

As pequenas, as médias e as grandes empresas registraram maior número de desligamentos do que de admissões, o que resultou nos saldos negativos de -106, -30 e -292, respectivamente

Microempreendedores Individuais e Microempresas

Os microempreendedores individuais e as microempresas (MEI e Micro) também se destacaram no mês de junho, com a geração de 665 postos de trabalho na cidade de Uberlândia.

O boletim aponta que, em 2023, os MEIs e microempresas geraram 3.415 vagas, enquanto as pequenas empresas 397 e as médias 268; as grandes, por outro lado, fecharam 2.132. No acumulado de 12 meses, de julho de 2022 a junho de 2023, os MEIs e microempresas abriram um total de 6.127 postos de trabalho.

Salário Médio Real

O estudo mostra que, no mês analisado, o salário médio real em Uberlândia foi de R$ 1.866,70, apresentando um aumento de 1,88% em 12 meses, apresentando uma diferença em relação ao mês anterior, em que o salário médio real foi de R$ 1.833,96.

Em relação aos maiores salários de admissão em junho, a indústria veio primeiro (com R$ 1.992), seguido, respectivamente, por agropecuária (R$ 1.987), serviços (R$ 1.941), construção (R$ 1.773) e comércio (R$ 1.673).

Mais informações

O Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia é publicado mensalmente e tem como objetivo fornecer informações relacionadas à dinâmica de empregos formais do município. Tanto a edição de junho/2023 quando as anteriores estão disponíveis na página do Observatório do Trabalho do Cepes/UFU.

Palavras-chave: CEPES IERI UFU Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia trabalho