Pular para o conteúdo principal
Boas-vindas

14 coisas que você precisa saber sobre o retorno presencial da UFU

E aí, está perdido(a)? Nesta matéria reunimos alguns itens para facilitar sua vida universitária

Publicado em 29/04/2022 às 23:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

 

1 - Vai, baixa o app!

Desenvolvido pela Divisão de Sistemas, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (DS/CTIC), o ‘UFU-Mobile’ é o primeiro aplicativo oficial da Universidade Federal de Uberândia (UFU) e traz uma série de funcionalidades separadas por módulos, conforme os perfis e interesses de cada usuário.

Servidores, discentes e demais frequentadores da nossa UFUlândia agora contam a ferramenta tecnológica concebida com a missão de facilitar o acesso a informações importantes do dia a dia da instituição. Disponível para download nas plataformas de Android e IOS, para baixar, basta procurar na loja de aplicativos do seu celular por ‘UFU-Mobile’.

Para mais informações sobre o primeiro aplicativo oficial da UFU, basta acessar o vídeo promocional que foi publicado no canal do CTIC no YouTube.

Imagem: via GIPHY

2 - Não é spam!

Você precisa fazer seu e-mail institucional (ufu.br). Ele te dá acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. O CAFe disponibiliza serviços como o acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também dá acesso a  serviços ofertados pela Microsoft 365 on-line, armazenamento de dados na nuvem e acesso a diversos portais de periódicos. Se ainda não tem, crie já o seu!

Quer saber mais? Clique AQUI!

Imagem: via GIPHY

3 - Seu espaço!

Um espacinho único na UFU para chamar de seu! O Portal do Estudante é um local que reúne várias informações em relação à vida acadêmica do(a) aluno(a). Nele, é possível acessar e baixar documentos como histórico escolar, atestado de matrícula, atestado de vínculo com a universidade, entre outros. Além disso, ainda é possível realizar alguns procedimentos como: solicitação de matrícula, ajustes e o trancamento parcial e total.

Imagem: via GIPHY

4 - Pra quê 3G?!

Está fora de casa, mas precisa enviar mensagem, responder aquele e-mail super importante ou enviar um currículo para aquela vaguinha de estágio? Na UFU você garante conexão à rede Wi-Fi da instituição. Você tem acesso via email UFU. Se ainda não tem, crie já o seu!

Economizar o 3G é sempre uma boa opção!

 

Imagem: via GIPHY

5 - Era digital

É preciso inov@r! O ID Digital é a forma de identificação da comunidade acadêmica, a UFULândia. Seja para comer no Restaurante Universitário (RU), para pegar empréstimos nas bibliotecas, ter acesso às academias, ou mesmo para uso externo como comprovante de vínculo com a UFU. A medida substitui a identidade física, que não é mais produzida.

A Identidade Digital também está presente no Atestado de Matrícula através de um QR Code, que permite a utilização do documento como substituto do ID Digital. Assim, os alunos que não possuem ou não estão de posse de um smartphone no momento do uso podem usufruir dos mesmos benefícios. A carteirinha em formato digital é válida em todos os locais.

E fique esperto(a)! Em casos de recusa, o aluno, professor ou técnico administrativo deverá se respaldar pela Lei Federal 12.933/2013.

Imagem: via GIPHY

6 - Por apenas “treix reaix”!

Que tal comer uma lasanha ou uma galinhada por apenas R$ 3,00? Três reais? Isso mesmo! Nos restaurantes universitários da UFU, se você é aluno, seja da graduação ou da pós-graduação, pagará apenas este valor. Os demais usuários pagam quinze reais e doze centavos. Ah, bolsistas são isentos de pagamento.

Lembrando que os RUs são disponibilizados pela UFU nos campus Glória, Santa Mônica, Umuarama, Pontal e agora também em Monte Carmelo, viu?!

Para ter acesso aos RUs é necessário que você seja um usuário previsto no Regimento Interno dos RUs (Resolução CONSEX UFU nº 01 2014). Além disso, você deve estar com sua ID Digital, que poderá ser solicitada via aplicativo UFU Mobile.

Acesse o site da Proae e saiba mais informações sobre os RUs.

Imagem: via GIPHY

7 - Pega o busão!

Precisa de locomoção para ir de um campus a outro?  A UFU te ajuda com isso! O transporte Intercampi é um serviço oferecido pela instituição para os alunos que têm aula em mais de um campus. Com ele, os estudantes podem se deslocar gratuitamente entre os locais.

Acesse AQUI a planilha de horários e rotas 2021/2.

Imagem: via GIPHY

8 - Ciência ao pé do ouvido

Que tal unir ciência e podcast? Bom, esse é o ‘Ciência ao Pé do Ouvido’, projeto lançado em fevereiro de 2020 pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação (Dirco) da UFU. Com episódios temáticos e semanais, o objetivo do programa é aproximar a comunidade externa dos temas relacionados aos conhecimentos e acontecimentos científicos, por meio de uma linguagem acessível. O podcast é disponibilizado nos principais agregadores de conteúdo em áudio.

Imagem: via GIPHY

9 - Segue aí!

O portal UFU é o site institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e integra as páginas de todos os seus setores. Apresenta os conteúdos factuais, culturias e científicos que são publicados cotidianamente pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) nos portais Comunica UFU e de Eventos.

O portal Comunica UFU é o site de notícias da universidade, administrado pela Dirco. O portal de Eventos é o site em que são divulgados congressos, palestras e outras atividades promovidas pela UFU. 

Nas áreas de destaque dos portais UFU e Comunica UFU são publicadas as notícias diretamente relacionadas a ensino, pesquisa e extensão. Na seção de Comunicados são publicados os informes referentes ao funcionamento da instituição.

As páginas e os perfis institucionais nas mídias sociais:

Neles são compartilhados conteúdos publicados nos portais UFU, Comunica UFU e de Eventos, além de postagens exclusivamente produzidas para mídias sociais.

Imagem: via GIPHY

10 - Divulgou? Engajou!

As pautas para divulgação podem ser sugeridas por toda a comunidade universitária. Cabe à equipe da Dirco avaliar cada pauta sugerida para que se proceda ou não sua produção e divulgação e qual é o local mais adequado para a possível publicação, de acordo com o tema, a abordagem e o público-alvo.

Para que seja divulgado, o assunto deve ter relação direta com algum setor ou integrante da comunidade acadêmica: estudante, gestor ou servidor da UFU, no exercício de sua função discente, administrativa, docente ou técnica. Todas as sugestões de pauta devem ser enviadas via formulário eletrônico.

Quer divulgar o seu evento ou uma notícia ‘pra lá de boa’? Você pode enviar uma solicitação de divulgação preenchendo o formulário disponível neste LINK.

Tem dúvidas? Veja mais detalhes AQUI

Imagem: via GIPHY

11 - Representação estudantil

Vamos facilitar, né?! Afinal, são muitas emoções e informações que recebemos quando entramos em uma nova faculdade. Por isso, reunimos alguns dados sobre os Diretórios e Centros Acadêmicos da UFU, para você que está totalmente perdido(a). Essas entidades estudantis representam os estudantes dentro de toda a universidade. Vem ler e saber mais!

Imagem: via Tenor

12 - ‘UFUcast’

Você sabe o que é um videocast? Esse material nada mais é que um podcast com conteúdo em vídeo, e agora também temos o nosso! Lançado no dia 12 de abril, o ‘UFUcast’ é transmitido sempre às terças-feiras, às 14h, no Canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast.  O projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social  da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU).

O objetivo da iniciativa é mostrar a universidade para além dos seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas, as edições temáticas abordam assuntos variados sobre os diversos setores da UFU, bem como temas comuns aos diferentes públicos da universidade, como, por exemplo, atualidades, meses coloridos e vestibular.

O mais legal é que você também pode acompanhar a versão reduzida na playlist de cortes da entrevista da semana. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana. Demais, né?!

Imagem: via GIPHY

13 - Integra UFU (;

E se você é novo aqui e quer saber mais sobre a UFU, vale muito a pena dar uma olhada no nosso ‘Guia Calouro’, que é um material elaborado especialmente para orientá-lo sobre nossa instituição e fazer você se sentir parte da nossa UFUlândia. Se você não é tão novo assim por aqui, tem o 'Guia Acadêmico'.

Imagem: via Tenor

14 - Continue a cuidar!

Por meio do Comitê de Monitoramento à Covid-19, a UFU divulgou em 24 de março deste ano, a 4ª EDIÇÃO DO PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA da instituição, que retoma as atividades acadêmicas presenciais de seus cursos de graduação no início do próximo mês de maio.

A 4ª versão do Protocolo de Biossegurança da UFU, assim como todos os demais documentos produzidos pelo Comitê de Monitoramento à Covid-19, pode ser acessada na página do Comitê.

Dúvidas, sugestões e pedidos de informações ou orientações podem ser encaminhados ao Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU para o e-mail comitecovid19@ufu.br ou para a unidade "CMCOVID19" no SEI!-UFU.

Leia mais AQUI!

Imagem: via GIPHY

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: integração Ingressante calouro dicas 10coisas retorno presencial vida universitária SemanadeAcolhimento Recepção aos estudantes

A11y