Pular para o conteúdo principal
Esporte

Corrida UFU 5km reúne estudantes e servidores no Parque do Sabiá

A confraternização esportiva foi organizada pela Diesu, com apoio da Proae, e em parceria com o Sintet/UFU

Publicado em 12/07/2022 às 14:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

No último sábado, 9, aconteceu no Parque do Sabiá mais uma edição da Corrida de Rua da UFU 5km. O evento foi organizado pela Divisão de Esporte e Lazer da Universidade Federal de Uberlândia (Diesu/UFU), com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU), e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet/UFU). O evento contou com a participação de mais de 300 inscritos entre estudantes e servidores.

 

Foto: Marco Cavalcanti

 

A Corrida de Rua da UFU 5km foi dividida em duas provas, com duas categorias cada. A primeira era a disputa entre os estudantes nas categorias feminina e masculina. Já a outra, também com divisão entre homens e mulheres, premiava os trabalhadores do Sintet/UFU. Todos fizeram o mesmo percurso, os 5km, que consistiam numa volta completa no Parque do Sabiá, com o mesmo horário de largada, que estava previsto para acontecer às 8h30, mas precisou ser adiado para às 8h45 por conta de problemas com a energia elétrica no local que caiu e atrapalhou a execução do evento.

A pró-reitora da Proae, Elaine Saraiva, comemora o evento com a participação dos estudantes e servidores. “Esse é um evento que a gente promove saúde física e mental. Nós entendemos que obtemos um bom sucesso para reinício das atividades presenciais e que esse seja o início de mais eventos e mais participações”.

Diferente de outras edições já realizadas pela UFU, nesta, os competidores contaram com o uso de chips nas faixas de numeração fixadas na camisa. O acessório auxiliou o grupo técnico da corrida a fazer a cronometragem dos tempos executados pelos participantes com melhor precisão e mais dinamismo. A princípio, a corrida também contaria com um chip fixado no pé esquerdo dos atletas, mas o problema com a eletricidade impediu que o instrumento fosse usado. O técnico desportivo da Diesu, Luiz Fernando Vilarinho, diz mais sobre essa novidade na corrida da UFU: “Por causa da energia, não deu certo usar o chip do calçado e acabamos usando o do número de peito, que já era incluso. Mas, para as próximas corridas a gente com certeza deve manter porque facilita bastante para saber quem chegou primeiro e montar o resultado final”.

 

Campeões

 

A competição teve 307 inscritos, sendo deles 194 estudantes e 113 servidores. Pelo lado dos estudantes, a premiação foi feita só no resultado geral das categorias feminina e masculina. Já por parte da competição dos técnicos-administrativos, além da entrega de troféu para os melhores tempos gerais, também teve o reconhecimento por categorias etárias: campeões na faixa de 41 a 50 anos e nos 51+.

Os estudantes vencedores foram, no masculino, em primeiro lugar, Mateus Braun, do curso de Engenharia Aeronáutica, com o tempo de 17min28s; em segundo, Vitor Thomé, que cursa Ciências da Computação, que completou o percurso em 17min55s; e em terceiro, Vinicius Eduardo, da Educação Física, com o tempo de 18min22s de prova. No feminino, o pódio foi formado pela Bárbara Veríssimo, do curso de Medicina, que correu os 5km em 22min02s, em primeiro lugar; em seguida  Letícia Rodrigues, também da Medicina, que fez a prova em 22min02s; e, fechando a trinca das campeãs, Renata Melo, graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária, que realizou o circuito em 22min27s.

 

Da esquerda para a direita: Letícia Rodrigues, Bárbara Veríssimo e Renata Melo. Foto: Alexandre Costa

 

A futura médica, Bárbara Veríssimo, é apaixonada por atletismo e ficou muito satisfeita com o desempenho na prova.  “Eu me surpreendi com o meu tempo. Foi muito bom. Já tinha um tempinho que eu vinha me preparando, então eu fiquei muito satisfeita”, afirma a estudante. Agora, a atleta, que faz parte da equipe de atletismo da Associação Acadêmica Atlética Marcel Resende Davi da UFU (AAAMRD), assim como os outros alunos que integram a equipe esportiva de suas atléticas, está de olho nas Olimpíadas da UFU que tem previsão de realização para o mês de outubro. Todos seguem com os treinamentos para participar da maior competição da universidade.

Pelo lado dos servidores os campeões foram, no masculino, Tarik Salman, em primeiro, que completou a prova em 19min41s; Lucas Gontijo, em segundo, com a marca de 20min02s; e Marcus Rita, em terceiro, com o tempo de 20min58s. Na categoria feminina as campeãs foram, em primeiro lugar, Liliany de Lima, que correu os 5km em 22min56s; Ana Paula Michalichen, em segundo, com 24min53s; e em terceiro, Lara Rastrelo com o cronômetro de 26min49s.

 

Inspirações

O esporte nunca é só um atividade, uma competição. É uma superação e fonte de inspiração. Muitos dos competidores ali presentes tiveram que se superar, enfrentar alguns obstáculos e testar os limites. O terceiro colocado na prova dos servidores, Marcus Hiuri Rita, é um dos competidores que passou por uma superação pessoal. Ele, que em setembro completará cinco anos de serviço no Hospital Veterinário da UFU, se inscreveu na competição no último dia de inscrição após ficar sabendo do evento por meio de um colega do trabalho.

Marcus começou a correr há cerca de dois anos, com frequência de três vezes por semana, mas por questão de saúde precisou fazer uma pausa na prática. “Descobri que eu tenho um quadro degenerativo na coluna depois de sentir umas dores na lombar. Minha médica disse que ou eu começava a fazer musculação todos os dias ou eu teria uma hérnia de disco antes dos trinta. Tive que parar de correr. Achei que nunca mais fosse voltar. Era uma dor forte e eu nem conseguia, às vezes, caminhar para ir ao mercado. Comecei a fazer musculação todos os dias e com o tempo a dor foi parando. Eu voltei a correr novamente em abril. Não naquele ritmo que eu estava antes, mas assim, eu fico feliz. É como se fosse uma superação isso aqui porque eu achei que nunca mais eu fosse correr. Hoje, coincidentemente, não sei se é o ânimo de estar aqui, foi o melhor tempo que eu fiz de todas as vezes que eu corria antes.”

 

Marcus Hiuri Rita ficou em terceiro na prova dos servidores ao completar o percurso em 20min58s. Foto: Alexandre Costa

Outra competidora que faz da corrida um combustível é a servidora Meyr Pereira Cruz, que trabalha na secretaria do mestrado em Matemática da UFU. Ela também começou a correr a mais ou menos dois anos atrás, durante a pandemia. O atletismo surgiu como opção esportiva na vida dela graças à rotina do filho. “Sou mãe de uma criança autista de sete anos e enquanto ele está na terapia eu vou para academia e corro. Estar aqui hoje foi tudo de bom. É saúde, felicidade e alegria.”

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Corrida de Rua UFU Diesu Proae Sintet

A11y