Terno Marinheiro de Nossa Senhora do Rosário se apresenta no Graça do Aché

Evento será realizado na manhã de 10 de outubro, segunda-feira

Publicado em 07/10/2022 às 13:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché recebe nesta segunda-feira, 10 de outubro, a partir das 9h, o Terno Marinheiro de Nossa Senhora do Rosário, de Uberlândia.

O grupo, que possui cerca de 110 integrantes, fará uma apresentação que vai remontar sua história que começou em 1934 e, também, do congado em Uberlândia, por meio de coreografias, danças de fitas e cantigas.

A apresentação faz parte do Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, executado pela Diretoria de Cultura (Dicult) - vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU). O Terno Marinheiro foi um dos contemplados, por meio de edital, para apresentação no equipamento cultural.

Antônia Aparecida Rosa, capitã do terno. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a capitã do terno, Antônia Aparecida Rosa, o Centro de Memória, por meio desta ação, “representa a possibilidade de dar visibilidade à expressão cultural do povo preto, que veio para cá escravizado e, até hoje, não é respeitado e valorizado. Então, este espaço possibilita que as pessoas nos conheçam, dentro da nossa essência cultural e entenda, convivendo com a importância da nossa cultura”.

Ivete Almeida, coordenadora do Centro de Memória, explica que “o edital de ocupação do Graça possibilita a difusão de produtos culturais de artistas e grupos tradicionais da cidade. Isso é fundamental para que, cada vez mais, um número maior de pessoas possa ter contato com a arte e a tradição da nossa região, que é o que fundamenta nossa identidade e nossa história" .

Imagem: Arquivo

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché é um equipamento cultural da UFU que tem por finalidade atuar como promotor de ações que visem ao fortalecimento da cultura negra em Uberlândia e região, além de contribuir com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira. Fica localizado no seguinte endereço: Avenida Cesário Crosara, 4187, Bairro Roosevelt, Uberlândia (MG).

Palavras-chave: Terno Marinheiro de Nossa Senhora do Rosário Centro de Cultura Graça do Aché