E-books

Edufu lança duas novas obras da coleção 'Linguística In Focus'

Publicações da Editora da UFU já estão disponíveis para o público gratuitamente, em formato digital

Publicado em 06/01/2023 às 09:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:05

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) promove os lançamentos dos números 14 e 15 da coleção "Linguística In Focus". Os livros são “Saussure: manuscritos, aulas e publicações”, com organização de Eliane Silveira e Stefania Montes Henriques, e “Fraseologia: enfoques contrastivos e especializados”, organizado por Ariel Novodvorski e Cleci Bevilacqua.

“Saussure: manuscritos, aulas e publicações” conta com pesquisadores renomados nacionais e internacionais. E, para além de mostrar toda a herança que Saussure nos deixou, esta obra também evidencia a amplitude e fecundidade de suas elaborações.

Este volume da coleção revela aspectos relacionados à materialidade dos documentos saussurianos. Também recupera debates e coloca novas questões acerca de seu arcabouço teórico. A heterogeneidade das fontes da produção saussuriana se mostra produtiva e constitutiva da discussão sobre o autor. Estimula uma interpretação que reconhece algumas direções históricas; porém, está muito longe de constituir uma homogeneidade.

Já o livro “Fraseologia: enfoques contrastivos e especializados” é uma obra de referência para a área de fraseologia, que conta com a participação de pesquisadores com longa trajetória nos estudos fraseológicos. Apresenta um panorama coerente do conjunto diverso de produções em fraseologia contrastiva e especializada e fraseografia no âmbito ibero-americano. Informa o que há de atual nas pesquisas desta temática, principalmente no Brasil.

Sobre a série

A "Linguística In Focus" foi lançada em 2003, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU). A coleção é publicada pela Edufu e coordenada por Marileide Dias Esqueda, professora associada do PPGEL e do Curso de Bacharelado em Tradução da UFU.

O intuito desta série é divulgar a produção científica de pesquisadores do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU), assim como de pesquisadores convidados, tanto do cenário nacional quanto internacional. É uma série estratégica, que evidencia a pertinência de quaisquer discussões que envolvam as línguas e, de modo mais amplo, as linguagens humanas e das máquinas. A diversidade dos volumes da série acontece devido à complexidade do próprio estudo linguístico.

As edições são voltadas para os fenômenos linguísticos, com temas como: sujeito e identidade; memória; lexicologia; lexicografia; ensino de Libras; e gêneros textuais, dentre outros. Além de possuir articulação com pesquisas de diversas áreas, como História, Antropologia e Sociologia, Psicologia e Neurologia, por exemplo. A série inspirou alunos de graduação e pós-graduação em diversas áreas além da linguística no país. Jornalistas, comunicadores digitais, autores e outros profissionais da palavra utilizam as informações contidas na "Linguística In Focus".

Os volumes publicados apontam a heterogeneidade e potencialidade das investigações desenvolvidas no âmbito do PPGEL, as quais articulam pesquisa, ensino e extensão e dão visibilidade aos diálogos e parcerias acadêmico-institucionais do programa. Neste sentido, “a proposta de dar continuidade à publicação da 'Linguística In Focus' é, não apenas motivadora, mas necessária para continuar refletindo sobre os estudos linguísticos”, conforme ressalta Marileide Dias Esqueda.

Para acessar e baixar os dois novos e-books gratuitos da Edufu, clique nos links abaixo: