Inflação em Uberlândia: combustíveis e energia elétrica impactam IPC de março

Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia registrou alta no mês passado, enquanto Cesta Básica tem decréscimo pelo terceiro mês consecutivo

Publicado em 14/04/2023 às 10:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Uberlândia, divulgado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), apresentou uma alta de 0,72% em março. A inflação acumulada em 2023 é de 1,97%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses é de 3,27%. Os principais responsáveis pelo aumento foram os combustíveis e a energia elétrica, que impactaram 0,79% do IPC.

Dos 9 grupos considerados na pesquisa, sete apresentaram variação positiva, ou seja, alta nos preços. Contudo, o Grupo Alimentação registrou uma deflação de 0,11%, com destaque para as frutas, que tiveram um impacto de -0,20% no IPC. Confira aqui o relatório completo.

Cesta básica: decréscimo no valor

Preço da banana recuou 22% em março (Foto: Canva)

Em março, o valor da cesta básica em Uberlândia foi de R$ 659,74, apresentando um decréscimo de 3,06% em comparação ao mês anterior. Pelo terceiro mês consecutivo, a cesta básica teve uma redução de preço. Os itens que mais contribuíram para essa redução foram banana (-22,14%), batata (-15,58%) e óleo (-6,69%).

Impacto no salário mínimo

O valor da cesta básica representa 50,67% do salário mínimo atual (R$ 1.302,00), sendo o menor índice dos últimos 12 meses. Portanto, um trabalhador que ganha o salário mínimo precisa trabalhar 111 horas e 29 minutos para adquirir a Cesta Básica de Alimentos.

O salário mínimo necessário para a manutenção de uma família constituída por dois adultos e duas crianças, ou por três adultos, em Uberlândia, é de R$ 5.542,46.

Palavras-chave: CEPES IPC inflação