Ciência

Materniência: projeto une mães cientistas da UFU e outras instituições

Inscreva-se para participar mensalmente dos encontros online

Publicado em 15/06/2023 às 13:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Mara Rúbia Pinto Almeida é mãe do Enzo, de 4 anos (Foto: arquivo pessoal)

Pesquisadoras que são mães estão convidadas a participar do projeto “Materniência - maternidade e ciência”, coordenado pela pesquisadora Mara Rúbia Pinto Almeida, que é professora da Faculdade de Educação (Faced) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Almeida pesquisa o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a formação de professores e confecção de material pedagógico através do reaproveitamento de lixo e integra o Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores. E sua apresentação vai além das atividades acadêmicas: “mulher cis preta e mãe do Enzo, de 4 anos”.

Ao lançar o Materniência, ela cria “um espaço de discussão envolvendo o tema maternidade e ciência que busca refletir sobre os impactos no que tange à equidade de gênero. Um local seguro de compartilhamento de experiências de mulheres-mães que estão na pesquisa”.

Além dela, colaboram com o Materniência outros pós-graduandos do PPGEL e uma aluna do Instituto de Ciências Sociais, também da UFU. O projeto está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e ainda não recebe apoio financeiro.

As atividades iniciaram em maio e vão até outubro. Os encontros on-line acontecem mensalmente, no último sábado do mês, às 14h. Podem participar pesquisadoras da UFU e de outras instituições. Basta preencher o formulário de inscrição. Mais informações estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram: @materniencia.ufu

Primeiro encontro do Materniência aconteceu em maio (Foto: arquivo pessoal)

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: maternidade Ciência Mulheres