Ciência ao Pé do Ouvido

Inteligência artificial: tecnologia, ficção e atualidade

Episódio #90 do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ conversa sobre essa área da computação que tornou-se multidisciplinar

Publicado em 29/08/2023 às 13:06 - Atualizado em 27/09/2023 às 12:47

Arte: Ludimila de Castro

Não é novidade que a inteligência artificial tem influenciado outros segmentos, tais como a indústria, a medicina, o mercado de trabalho e até mesmo a educação. Muito se fala sobre isso. Em uma pesquisa rápida no seu buscador padrão você pode observar como a IA está presente em manchetes de assuntos diferentes.

Para falar de inteligência artificial, convidamos Paulo Henrique Ribeiro Gabriel, docente na Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) e pesquisador na área de otimização, uma vertente da Ciência da Computação.

O termo inteligência artificial não tem uma única definição. A ideia é que a ferramenta tome decisões sem a intervenção humana. Nesse sentido, ela acaba diferindo-se da inteligência humana, pois acaba se limitando a ser autônoma em determinadas tarefas. Por exemplo, na tomada de decisões prevendo o que o usuário deseja, identificação de imagens, reconhecimentos faciais e outras funções presentes em chatbots, assistentes virtuais, entre outros mecanismos.

Durante o episódio, acrescentamos à discussão a questão de como a educação superior tem se modernizado a fim de acompanhar essas atualizações tecnológicas. Recentemente, o Sistema de Bibliotecas da UFU promoveu o evento "Inteligências em rede na educação superior: impacto do ChatGPT e outras IAs” que está disponível no YouTube

O episódio #90 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" bate um papo sobre a evolução advinda da inteligência artificial. Em conversa com Ribeiro Gabriel, procuramos compreender o funcionamento da ferramenta e como ela tem impactado outros setores para além da área tecnológica. Ouça agora nas principais plataformas de podcast.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast