Economia local

Cepes/UFU lança boletim sobre finanças públicas de Uberlândia

Publicação é bimestral e facilita o acesso à informação sobre o contexto econômico da cidade

Publicado em 01/09/2023 às 12:14 - Atualizado em 11/09/2023 às 08:10

Boletim de Finanças Públicas de Uberlândia está disponível em formato digital. (Imagem: Canva)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) lança a primeira edição do boletim "Indicadores de Finanças Públicas de Uberlândia (em formato digital). A publicação bimestral tem como propósito aprimorar o debate sobre finanças públicas municipais, fornecendo informações didáticas e acessíveis sobre o tema a toda a comunidade.

Com seções dedicadas a explicar metodologias, informações sobre amostras e notas metodológicas, o documento não apenas apresenta dados, mas também educa o leitor sobre como essas informações são coletadas e interpretadas.

Tarcísio Fernandes de Paula, economista do Cepes e um dos idealizadores do projeto, destaca que a publicação beneficia a comunidade em geral e os gestores públicos: "Nosso boletim surge com a missão de tornar os dados sobre finanças públicas municipais mais acessíveis à comunidade. Para profissionais envolvidos na gestão, ele serve como uma ferramenta importante, oferecendo comparativos e uma visão histórica dos principais indicadores."

Temas em destaque

Nesta primeira edição estão disponíveis dados referentes ao 3º bimestre de 2023, ou seja, com informações dos meses de maio e junho. Esses dados foram coletados junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Entre os destaques, encontram-se:

• Visão Geral: uma síntese que sublinha os resultados mais significativos;
  • Indicadores: análise da dívida consolidada, disponibilidade de caixa, restos a pagar, e mais;
  • Despesas Municipais: abordagem sobre áreas como educação, saúde, trabalho e habitação.
  • Receitas Municipais: avaliação de arrecadações como Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e análise de transferências de recursos.

Outras publicações

Além do boletim "Indicadores de Finanças Públicas de Uberlândia”, o Cepes publica periodicamente pesquisas sobre a dinâmica econômica da cidade e da região.

Estudos relacionados ao mercado de trabalho, índice de preços e comércio exterior, por exemplo, podem ser acessados no site oficial do Cepes.

Palavras-chave: Finanças Públicas Uberlândia CEPES