Publicado em 01/09/2023 às 12:14 - Atualizado em 11/09/2023 às 08:10
O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) lança a primeira edição do boletim "Indicadores de Finanças Públicas de Uberlândia (em formato digital). A publicação bimestral tem como propósito aprimorar o debate sobre finanças públicas municipais, fornecendo informações didáticas e acessíveis sobre o tema a toda a comunidade.
Com seções dedicadas a explicar metodologias, informações sobre amostras e notas metodológicas, o documento não apenas apresenta dados, mas também educa o leitor sobre como essas informações são coletadas e interpretadas.
Tarcísio Fernandes de Paula, economista do Cepes e um dos idealizadores do projeto, destaca que a publicação beneficia a comunidade em geral e os gestores públicos: "Nosso boletim surge com a missão de tornar os dados sobre finanças públicas municipais mais acessíveis à comunidade. Para profissionais envolvidos na gestão, ele serve como uma ferramenta importante, oferecendo comparativos e uma visão histórica dos principais indicadores."
Temas em destaque
Nesta primeira edição estão disponíveis dados referentes ao 3º bimestre de 2023, ou seja, com informações dos meses de maio e junho. Esses dados foram coletados junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Entre os destaques, encontram-se:
Outras publicações
Além do boletim "Indicadores de Finanças Públicas de Uberlândia”, o Cepes publica periodicamente pesquisas sobre a dinâmica econômica da cidade e da região.
Estudos relacionados ao mercado de trabalho, índice de preços e comércio exterior, por exemplo, podem ser acessados no site oficial do Cepes.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Finanças Públicas Uberlândia CEPES
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS