Pular para o conteúdo principal
Ciência

Professora de Administração participa de conferência sobre desenvolvimento sustentável em Roma

Crescimento e tecnologia verde foram temas do artigo apresentado pela docente

Publicado em 27/09/2023 às 16:02 - Atualizado em 02/10/2023 às 11:53

O tema da conferência foi: “Criando uma base unificada para o Desenvolvimento Sustentável: pesquisa, prática e educação” (Foto: Arquivo Pessoal)

Jaluza Borsatto, docente da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), representou a instituição na 11ª International Conference Sustainable Development (ICSD), que ocorreu em Roma, na Itália, nos dias 6 e 7 de setembro. A professora participou do painel de abertura do evento e apresentou o artigo desenvolvido pelas discentes do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm/UFU), Helena Ribeiro e Carolina Silveira, das quais é orientadora ao lado de Aracy Araújo e Carla Marcolin. Relacionado ao tema sustentabilidade, o trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável (GPDRS), em parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LIA2).

 

O artigo analisa como a adoção de práticas de Inovação Verde - técnicas, sistemas, processos, práticas e produtos que visam a evitar ou reduzir os danos ambientais -, de empresas do setor industrial, promove o desenvolvimento de Tecnologias Verdes e de Crescimento Verde em Países Desenvolvidos e Países Emergentes. Como um dos resultados, o estudo indicou que as práticas de inovação verde adotadas pelas empresas de países desenvolvidos não estão sendo suficientes para promover o crescimento verde nestas áreas, o que diverge das empresas de países desenvolvidos que adotam as práticas de inovações ecológicas. 

 

Embora a adoção de tecnologias e práticas verdes possa necessitar de investimentos significativos, a longo prazo, resulta em grande economia de custos, reduzindo o consumo de energia e de água e o desperdício de materiais. Os resultados obtidos pelas pesquisadoras acabam contribuindo para discussões sobre as diferenças regionais nos benefícios da inovação verde, por parte das empresas, na promoção do desenvolvimento sustentável.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

 

Palavras-chave: Inovação verde crescimento verde sustentabilidade

A11y