Saúde

XV Simpósio de Engenharia Biomédica promove integração entre estudantes e profissionais

No evento também ocorre a 4ª edição da competição HOOK, que apresenta provas interdisciplinares da engenharia com as áreas da saúde

Publicado em 15/09/2023 às 12:17 - Atualizado em 18/09/2023 às 20:11

Simpósio ocorre entre os dias 18 e 20 de setembro

Criado com o objetivo de unir estudantes e pesquisadores, facilitar a disseminação de conhecimento e incentivar a pesquisa na área, o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) chega à sua 15ª edição. Atualmente, é organizado  pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob a orientação do professor Alcimar Barbosa.

O evento acontece entre 18 e 20 de setembro, e terá a exposição de trabalhos (com temas que englobam não só a Engenharia Biomédica, mas também outras áreas da saúde e das engenharias), palestras, workshops e premiações, como o  "Prêmio SEB 2023 – Melhor Trabalho de Pesquisa em Graduação" e o "Prêmio SEB 2023 – Melhor Trabalho de Pesquisa em Pós-Graduação". O simpósio terá a participação de seis palestrantes de importância nacional e internacional, que discutirão sobre temas atuais e relevantes para a área.

Logo da competição HOOK

O simpósio também contará com a 4ª edição da Competição HOOK, um projeto dos alunos do PET de Engenharia Biomédica que promove o trabalho em equipe, ao exigir o desenvolvimento de um braço robótico cirúrgico e a demonstração de seu funcionamento. Este ano, a competição terá como tema “Desafio da Vinci”, fazendo alusão ao robô "Da Vinci", utilizado em cirurgias complexas e invasivas feitas a distância. O projeto é dividido em três provas que buscam replicar a funcionalidade do robô. As sete equipes participantes terão que construir o próprio robô e demonstrar sua eficácia, por meio de simulações de procedimentos, como cateterismo e transplante de órgãos. A equipe campeã será premiada com cursos oferecidos por uma empresa parceira do projeto.

O SEB é um evento que tem um papel fundamental na integração de alunos com empresas, profissionais e pesquisadores da Engenharia Biomédica e de esferas relacionadas. Além disso, estimula o processo de inovação tecnológica na área da saúde, ao levar em consideração as reais demandas do mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site do evento https://www.even3.com.br/xvseb/

Palavras-chave: Evento simpósio Engenharia Biomédica