Evento

‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’ é tema da abertura do III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da UFU

Evento contará com oficinas e apresentação das iniciações científicas

Publicado em 17/10/2023 às 12:32 - Atualizado em 18/10/2023 às 13:30

Seminário acontece entre os dias 16 e 20 de outubro e integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) (Foto: Marco Cavalcanti)

Nesta segunda-feira (16), iniciou-se o III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU). O evento integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que acontece em todo o Brasil do mês de setembro a novembro.

“É muito importante esse trabalho que está sendo feito e que hoje está sendo exibido para todos nós e para a própria sociedade”, declarou Paulo Sérgio Beirão, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na mesa de abertura, a respeito do objetivo do evento de ofertar um espaço de conhecimento e reflexão sobre as pesquisas e tecnologias desenvolvidas na universidade.

Também participaram da mesa Valder Steffen Junior, reitor da UFU; Carlos Henrique Martins, vice-reitor da UFU; Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Murilo Vieira da Silva, diretor de Pesquisa; Thiago Gonçalves Paluma Rocha, diretor de Inovação e Transferência Tecnológica; Eloísa Amália Vieira Ferro, diretora de Pós-Graduação; Matheus Ávila, representante da APG; e Sâmia Abadia Dantas, professora do IFTM e representante da comissão da SNCT.

Jaluza Maria Borsatto, professora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU) e Sonia Vargas Mansano, professora de Psicologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), juntamente com Luiz Carlos Guilherme, pesquisador da Embrapa de Cocais com experiência na área de Genética, conduziram o painel “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Jaluza Borsatto, Sonia Mansano e Luiz Carlos se cumprimentando.
Da esquerda para a direita, os convidados Luiz Carlos Guilherme, Sonia Mansano e Jaluza Borsatto (Foto: Marco Cavalcanti)

“[A Agenda 2030] é fundamental para desacelerar o aquecimento global, promover a igualdade de gênero, respeitar as diversidades e garantir umaa educação de qualidade”, comentou Borsatto em relação às ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ela também apresentou dados sobre a quantidade de projetos, programas e pesquisas desenvolvidos na instituição, que colaboram para o cumprimento da agenda estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Mansano, direcionou a sua palestra para a ideia de "sustentabilidade afetiva” e para os desafios de realizar pesquisas em meio a crises socioecológicas. Ela apresentou os conceitos de macropolítica e micropolítica e como a sustentabilidade afetiva analisa o cenário social. Por fim, Luiz Carlos apresentou o “Sisteminha”, que consiste em uma inovação agropecuária sustentável que combina a criação de animais, produção de plantas e a gestão de resíduos orgânicos, ocasionando uma produção mais eficiente, crescimento da renda familiar e conservação de recursos naturais.

Nos dias 17 e 18 serão apresentados os trabalhos de iniciação científica e pós-graduação inscritos no seminário, além das oficinas que, paralelamente, acontecerão nos campi Santa Mônica e Umuarama. No dia 20 acontece a “II Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação”, buscando reconhecer os pesquisadores de destaque da instituição. Veja a programação completa do evento aqui e acesse a galeria de fotos.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Seminário pesquisa inovação Pós-graduação Divulgação Científica Ciência Propp pós graduação