Pesquisa da UFU estuda televisão, futebol e história pública

Aluna do Campus Pontal tem como objetivo identificar padrões jornalísticos mobilizados para a construção de uma memória e de um presente

Publicado em 11/10/2023 às 12:16 - Atualizado em 17/10/2023 às 15:59

Durante sua iniciação científica, Maria Eduarda Cavichioli foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (Foto: Arquivo pessoal)

Maria Eduarda Cavichioli é aluna do curso de História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO/UFU) e, sob supervisão do professor Wellington Amarante, analisou reportagens sobre o centenário do Cruzeiro Esporte Clube no telejornalismo esportivo no período de 2020-2021. O tema da iniciação científica partiu de um interesse pessoal por futebol e também sobre as questões sociais, culturais, históricas e políticas que o cercam.

A pesquisa analisou o Cruzeiro no momento em que completou 100 anos de história, que coincidiu de ser um ano turbulento para o time. A jovem considerou diversas reportagens sobre o tema que foram veiculadas nos programas esportivos da Rede Globo, principalmente das afiliadas localizadas em Minas Gerais.

Em seus estudos, Cavichioli relacionou três questões ligadas por uma problemática que reflete as formas de como o passado histórico é mobilizado em momentos de comemoração e celebração, como no caso do Centenário. Ela compreendeu de que modo o telejornalismo esportivo articulou narrativamente as “glórias do passado” com a situação de crise que o clube enfrentava no ano de 2021.

Para a estudante, o projeto tem potencial de avançar em um novo espaço ligado à História Pública. “Trabalhar com uma plataforma de streaming abre caminhos importantes para o trabalho do historiador com as fontes digitais, um meio com uma ampla variedade de documentos históricos, arquivos, registros, fotos e outros diversos materiais”, afirma Cavichioli.

Palavras-chave: Cruzeiro Esporte Clube Ciência; Bolsas; Iniciação Científica; Pesquisa;