Comércio Exterior

Publicação do Cepes/UFU destaca recorde de exportações da região de Patos de Minas

Dados estão disponíveis no Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária referente ao primeiro semestre de 2023

Publicado em 19/10/2023 às 12:22 - Atualizado em 23/10/2023 às 10:17

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) lançou a edição do Boletim de Comércio Exterior referente à Região Intermediária de Patos de Minas (RGInt) referente ao primeiro semestre de 2023. Destaque para o valor em exportações, o maior já registrado desde 1997.

O boletim fornece um panorama para a compreensão da dinâmica comercial da região e suas implicações econômicas. O comércio internacional é uma ferramenta vital para a expansão do mercado e a otimização dos recursos. O documento apresenta os movimentos comerciais da RGInt, que engloba 34 municípios, e sua inserção no cenário internacional. Confira alguns dados da edição de junho de 2023.

Destaques do 1º semestre

Os dados do primeiro semestre servem como termômetro para entender as tendências econômicas e comerciais. Este ano, o resultado da RGInt de Patos de Minas trouxe recordes e movimentações significativas.

As exportações da RGInt atingiram a marca de US$ 1,10 bilhão, o que representa um acréscimo de 20,29% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em termos de volume, a região exportou 601 mil toneladas, uma alta de 31,02% em relação ao 1º semestre de 2022.

A expansão do valor exportado foi impulsionada principalmente pelo aumento do volume, com um crescimento de 23,19%, a despeito de uma queda nos preços de -2,75%.

Municípios e produtos em destaque

Alguns municípios e produtos se destacaram, conduzindo a RGInt a patamares históricos de exportação.

Paracatu e Patrocínio lideraram as exportações, respondendo por 75,61% do total. O ouro foi o principal produto exportado, representando 50,24% das vendas externas da RGInt, com um aumento notável em seu volume negociado de 33,59%. Além disso, a soja e o café também tiveram destaque nas vendas, registrando os maiores valores e volumes desde 1997.

Em relação ao cenário brasileiro, a RGInt apresentou números superiores. Enquanto a região teve aumento no valor e na quantidade exportada de ouro e café, o país mostrou uma redução.

Principais compradores

A Suíça liderou como o maior comprador da RGInt, com 28,89% das exportações, seguida por Canadá (21,77%) e China (17,12%). Notavelmente, a venda de ouro para a Suíça teve um impacto significativo, enquanto a soja e o café tiveram suas vendas voltadas, respectivamente, para China e Rússia, e Itália e Japão.

No Portal do Cepes/UFU, tamb´ém podem ser acessadas as edições recentes dos boletins de comércio exterior das Regiões Intermediárias de Uberlândia e Uberaba.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Patos de Minas Comércio Exterior CEPES