Ingresso

Vestibular e vagas ociosas: UFU divulga novas listas de aprovados para o segundo semestre letivo de 2023

Aprovados nas novas chamadas deverão fazer a matrícula entre os dias 22 e 24/11; aulas terão início em 8 de janeiro de 2024

Publicado em 21/11/2023 às 19:52 - Atualizado em 27/11/2023 às 11:51

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Dirco/UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, nesta terça-feira, 21/11, via Portal de Serviços de Graduação (PSG), as relações dos aprovados na segunda chamada do Vestibular 2023/2 e nas terceiras chamadas de dois processos de ocupação de vagas ociosas nos cursos de graduação: Transferência Facultativa  e Portador de Diploma, para  2º semestre letivo de 2023. As aulas iniciarão em 8 de janeiro de 2024.

Vestibular

O processo seletivo teve 23.015 inscritos e foi realizado em duas fases, com provas aplicadas nos dias 2 de julho e 6 de agosto de 2023. No total, estavam em disputa 1.647 vagas distribuídas entre 48 cursos de graduação presenciais, oferecidos pela instituição em seus campi em Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia.

Os nomes constantes nas relações de aprovados em segunda chamada deverão efetuar suas matrículas no Portal da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU), das 16h de 22/11 às 16h de 24/11.

Conforme comunicado assinado eletronicamente pelo reitor Valder Steffen Jr, em 30 de outubro de 2023, "será permitido, aos candidatos aprovados e convocados para solicitação de matrícula no processo Seletivo Vestibular 2023/2, desde que realizem todos os procedimentos previstos em edital e entreguem toda a documentação exigida, apresentar, em substituição ao Certificado de Conclusão e Histórico do Ensino médio, Declaração, expedida pela escola em que o candidato está matriculado no ensino médio, em que conste que o candidato aprovado está cursando o terceiro ano do ensino médio (...) Esta declaração deverá ser substituída, mediante apresentação à UFU, impreterivelmente até o dia 05/01/2024 (último dia útil imediatamente anterior ao início do semestre letivo 2023/2), pelo Certificado de Conclusão do Ensino Médio acompanhado do Histórico Escolar." O texto do documento é encerrado informando que "a não comprovação de conclusão do ensino médio até o dia 05/01/2024 implicará no indeferimento da solicitação de matrícula e na convocação de candidatos em lista de espera."

Vale lembrar que os candidatos que estão ingressando nos cursos de graduação da UFU, via Vestibular 2023/2, terão início de suas aulas em 8 de janeiro de 2024. Todos os documentos deste processo seletivo estão disponíveis no Portal da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU). Veja, na imagem abaixo, o cronograma completo das chamadas sucessivas e seus respectivos períodos de matrículas:

Tabela mostrando cronograma para matrículas

Vagas ociosas

As vagas ociosas são geradas a partir de desistências, transferências, desligamentos, abandonos, jubilamentos ou óbitos.

O ingresso por meio da modalidade portador de diploma de curso superior é facultado ao graduado em formação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou em curso no exterior com o diploma validado no Brasil.

Já a transferência facultativa pode ser solicitada por candidato que esteja matriculado em curso superior e tenha concluído os componentes curriculares do primeiro ano do curso (ou dois semestres).

Os procedimentos específicos para matrículas de cada edital são informados nos documentos complementares disponíveis nos links a seguir:

As oportunidades foram distribuídas entre cursos ministrados nas quatro cidades mineiras em que a universidade está instalada: Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Os aprovados deverão realizar as solicitações de matrículas, conforme os cronogramas do quadro abaixo — que são os mesmos para os dois editais.

Cronograma das matriculas dos editais de vagas ociosas