Ciência ao Pé do Ouvido

Negacionismo histórico contra povos originários

Episódio #107 do Ciência ao Pé do Ouvido fala sobre os discursos que excluem os ameríndios

Publicado em 15/04/2024 às 12:25 - Atualizado em 23/04/2024 às 09:32

O negacionismo histórico modula o que é contado e apaga o que incomoda. (Ilustração: Thamires Dantas)

O esquecimento histórico é um artifício usado para assumir o controle de narrativas e deter o poder sobre a história. Quando povos foram perseguidos, invadidos e escravizados, por muitos anos, os discursos pregavam a civilização. Mas, na verdade, por trás das palavras afáveis, havia exploração e roubos.

E o esquecimento histórico é assim: assume-se uma ideia, uma única perspectiva e nega-se a aceitar visões contrárias ou que contem a história vista sob outro ângulo. Os discursos modulam o que é contado e apagam as arestas que incomodam. No episódio #107 do Ciência ao Pé do Ouvido, convidamos Israel de Sá, professor do Instituto de Letras e Linguística da UFU, para falar sobre como os atuais discursos políticos refletem o negacionismo histórico em relação aos povos originários.

O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. Para o ouvinte que deseja enviar uma mensagem com perguntas, sugestões de temas ou até mesmo elogios e sugestões, basta entrar em contato pelo Whatsapp (34) 99948-4655. O Ciência ao Pé do Ouvido é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Palavras-chave: #Ciência ciênciaaopédoouvido negacionismo histórico Ciênca ao Pé do Ouvido