A era dos microplásticos

Episódio #110 do 'Ciência ao Pé do Ouvido' trata da contaminação e problemas da presença do plástico no planeta

Publicado em 07/05/2024 às 09:08 - Atualizado em 14/05/2024 às 09:10

Os microplásticos causam problemas sérios tanto para os ecossistemas quanto para os seres humanos. (Arte: Maria Clara de Medeiros)

Leve, maleável, resistente e muito barato. Passamos pela idade da pedra, do bronze, do ferro e, agora, estamos na idade do plástico. Ele é presença constante em nossas vidas e em nosso planeta, desde a criação, no começo do século XX, mas as mesmas qualidades que o fizeram ser tão popular são também as que o fazem ser muito perigoso.

Você pode estar pensando agora em sacolinhas plásticas, restos de vasilhas e canudos como exemplos de materiais plásticos espalhados pelos cantos. Contudo, o plástico, enquanto microplástico, tem causado ainda mais problemas tanto para os ecossistemas quanto para os seres humanos.

Um exemplo vem dos animais marinhos. Eles se alimentam dessas micropartículas, pois as confundem com o alimento correto ou estão integradas aos alimentos, o que gera um acúmulo de resinas em seus sistemas digestivos e os leva à desnutrição. Reciclagem, campanhas para diminuição do uso ou a extinção do petróleo, matéria-prima do plástico, podem já não ser o suficiente para que solo, ar, mar e os seres humanos não se contaminem com as partículas de plásticos. No episódio #110 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" conversamos sobre o assunto com Giuliano Jacobucci, pesquisador, professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutor em Ecologia.

O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. Para o ouvinte que deseja enviar uma mensagem com perguntas, sugestões de temas ou até mesmo elogios e sugestões, basta entrar em contato pelo Whatsapp (34) 99948-4655.

O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).