TREINAMENTO

Pesquisador da UFU é aprovado em iniciativa da Universidade de Berkeley nos Estados Unidos

Programa compartilha técnicas sobre rigor em metodologias científicas nas Ciências Sociais com estudiosos de várias partes do mundo

Publicado em 27/05/2024 às 15:45 - Atualizado em 07/06/2024 às 09:05

Mestrando em Ciências Sociais da UFU, Demian Sousa Costa e Silva participará do Treinamento em Transparência e Reprodutibilidade em Pesquisa. (Foto: Milton Santos)

“Eu acho que a gente abre uma ponte”, começa o pesquisador Demian Sousa Costa e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCS/UFU), “e abrindo essa ponte, conseguimos estabelecer uma conexão entre a UFU e uma universidade de referência internacional”, reflete. O discente é o décimo brasileiro selecionado para a Iniciativa de Berkeley para a Transparência nas Ciências Sociais, programa realizado há doze anos pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos da América.

O projeto é aberto a estudiosos do mundo todo e, em 2024, selecionou 30 pesquisadores para realizar o Treinamento em Transparência e Reprodutibilidade em Pesquisa, presencialmente na Universidade de Berkeley. Motivado por uma crise no campo científico a respeito da confiança em dados e pesquisas, o curso fomenta a replicação de estudos com indicativos metodológicos rigorosos, atuais e alinhados à ciência de dados.

O treinamento, que ocorrerá entre 5 e 7 de junho, aborda questões éticas, aspectos da conduta científica, graus de liberdade do pesquisador, formas de registro de estudos, gerenciamento e compartilhamento de dados, interpretação de evidências estatísticas e aplicações possíveis nas diversas áreas das ciências comportamentais e sociais, dentre outros tópicos aplicados aos estudos em desenvolvimento pelos participantes.

O que é a crise de reprodutibilidade científica

Fotografia em plano fechado ilustra um pesquisador escrevendo em uma prancheta
Produtivismo científico mede o sucesso pela quantidade de publicações e não por qualidade. (Imagem: Freepik)

A reprodutibilidade é um pilar fundamental do método científico. Quando um novo estudo é publicado, é importante que seu resultado possa ser novamente obtido por diferentes pesquisadores ao investigarem o mesmo problema e com os mesmos procedimentos metodológicos. Quanto mais os estudos conseguem ser averiguados por meio de replicações das técnicas utilizadas nas pesquisas, mais a ciência se fortalece.

A busca pela qualidade metodológica, porém, conflita com a demanda de produção de pesquisas em larga escala. É a crise da reprodutibilidade, sentida pelos pesquisadores nas últimas décadas. “Dentro da ciência entrou uma prática de publicar ou perecer: para galgar posições altas, você deve publicar muito, e quando publica muito, os dados não são fortemente verificáveis e replicáveis por outros pesquisadores, o que leva a falsificação de dados”, analisa Silva.

Esse é um ciclo que afeta todas as partes: quanto mais artigos em periódicos, mais conhecido fica o pesquisador e mais investimentos ele terá e o mesmo acontece com  os periódicos. “A gente dedicou muito tempo para fazer novas pesquisas e pouco para averiguar as que já existem. Então, há agora um foco nesses lugares que são a vanguarda de ciências no mundo em formar pessoas que vão replicar esses experimentos e desenvolver essa possibilidade técnica de replicação”, finaliza o pesquisador.

Internacionalização na UFU

Ilustração do mapa mundi com marcadores ligando o Brasil a outros países
A expansão da internacionalização da UFU possibilita ampliar as redes internacionais de pesquisa por todo o mundo. (Imagem: Freepik)

Embora muitas pesquisas nas áreas das ciências sociais sejam difíceis ou impossíveis de replicar ou reproduzir, o trabalho com os dados pode ampliar os horizontes. A construção de uma ciência mais transparente permite que, por exemplo, uma pesquisa realizada em uma universidade no interior possa ser replicada em qualquer parte do mundo, com números próximos ou iguais aos da primeira exposição, com o uso da ciência de dados.

O coordenador do PPGCS/UFU, Moacir de Freitas Junior, acredita que a participação de Silva na iniciativa de Berkeley tende a fomentar ainda mais o rigor científico das pesquisas realizadas na UFU. “Além de poder desenvolver melhor as técnicas de pesquisa em dados, o discente também se tornará um replicador desses conhecimentos para o PPGCS e para a UFU, ampliando o número de pesquisadores que poderão trabalhar com o uso de dados.”

Para o discente, compartilhar com seus colegas as técnicas praticadas em Berkeley será prioridade. “Eu sempre tive muita vontade de ser professor de metodologia, então, no sentido mais pessoal, acho que vai possibilitar alinhar as pesquisas que faço aqui no Brasil com esse padrão ouro da ciência no exterior”, relata Silva. Estabelecer elos e reforçar o papel das universidades do interior do Brasil também faz parte do que o pesquisador busca para fortalecer o ecossistema científico. “São universidades que se fazem no local, mas se planejam e se constroem globalmente”, conclui.

Palavras-chave: Treinamento ciência de dados Ciências Sociais Berkeley