Assembleia

Conselho Universitário suspende calendário acadêmico da Graduação 2024/1

Resolução foi discutida e aprovada com 94 votos favoráveis, 54 contrários e 2 abstenções; foi deliberada, ainda, a suspensão dos calendários acadêmicos para o ano letivo de 2024 na Eseba e na Estes

Publicado em 13/06/2024 às 16:15 - Atualizado em 25/06/2024 às 16:42

Arte: Abrão Osório Júnior - Divisão de Design e Publicidade / Dirco-UFU

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) se reuniu nesta quarta-feira (12/6), em caráter extraordinário e remoto, para discutir sobre a suspensão do calendário acadêmico da graduação do semestre letivo de 2024/1, em andamento; bem como do ano letivo de 2024 na Escola de Educação Básica (Eseba) e na Escola Técnica de Saúde (Estes).

Docente do Instituto de Biologia (Inbio/UFU) e relator deste processo no Consun, Jimi Naoki Nakajima apresentou os impactos das greves dos servidores técnico-administrativos e docentes. Segundo ele, mesmo não havendo a paralisação total, os movimentos grevistas estão afetando a continuidade das atividades de ensino, de modo que o Conselho da Escola de Educação Básica (Coneseba) já havia, inclusive, suspendido as atividades daquela unidade, desde o último dia 20 de maio.

Fundo desfocado mostra pessoas sentadas; mais à frente está uma tela de notebook mostrando a transmissão de uma live
Registro durante a live da 6ª reunião do Consun em 2024, em caráter extraordinário; transmissão está disponível no Canal da UFU no YouTube. (Foto: Abrão Osório Júnior)

Pautada no intuito de minimizar as dificuldades da realização plena das atividades de ensino da UFU, a minuta da Resolução Consun nº 81/2024 foi discutida e aprovada com 94 votos favoráveis, tendo 54 contrários e 2 abstenções. Sendo assim, o encontro aprovou o primeiro item da matéria, que trata sobre a suspensão do calendário acadêmico de 2024/1, em andamento, para os cursos de graduação presenciais, até o final da greve deflagrada no âmbito da universidade.

De acordo com o segundo item, também foram suspensos os calendários acadêmicos para o ano letivo de 2024 da Eseba e da Estes. Já o terceiro item informa que serão mantidas as atividades acadêmicas relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), ao Programa de Educação Tutorial (PET) e outros programas institucionais, aos estágios e às outras atividades cuja interrupção prejudicaria a comunidade em questões relacionadas ao prazo de bolsas, editais e atendimento às agências de fomento.

No quarto item ficou deliberado que as propostas para reposição dos calendários acadêmicos de 2024 da UFU e seus desdobramentos ainda deverão ser apreciadas pelo Consun. Devido à excepcionalidade do cenário atual, estão discussões e deliberações ocorrerão apenas ao final dos movimentos grevistas

Sobre o Conselho Universitário

Formado por gestores da universidade e membros eleitos entre os três segmentos da UFU, o Conselho Universitário é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento, responsável por definir a política universitária que orienta a instituição em todas as suas ações.

Dentre os 167 conselheiros com direito a voto, além do reitor – que é seu presidente –, e do vice-reitor, o Consun reúne os 32 diretores de Unidades Acadêmicas, 55 coordenadores de Cursos de Graduação e 35 coordenadores de Programas de Pós-Graduação. Também com direito a voz e voto estão os conselheiros eleitos por seus pares, sendo eles 21 representantes discentes de graduação, 1 de pós-graduação e 21 do segmento técnico-administrativo.

Integram também o conselho máximo da UFU 18 conselheiros que não possuem direito a voto, mas podem falar. São eles os seis pró-reitores da instituição, o prefeito universitário, os assessores administrativos da Reitoria nos campi Monte CarmeloPatos de Minas e Pontal (Ituiutaba).e um representante de cada uma das seguintes entidades ou unidades: Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu-SS)Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet-UFU)Diretório Central dos Estudantes (DCE)Associação dos Pós-Graduandos (APG), Escola Técnica de Saúde (Estes)Escola de Educação Básica (Eseba) Diretoria de Comunicação Social (Dirco).

A representatividade da integração da UFU com a sociedade é garantida com a presença de três membros do Conselho de Integração Universidade-Sociedade, eleitos por seus pares, sendo um representante patronal, um representante de trabalhadores e um representante dos demais membros da comunidade externa.

Algumas sessões do Consun são transmitidas, ao vivo e na íntegra, pelo Canal da UFU no YouTube a todos os que queiram acompanhar os temas decisórios da universidade. Foi o que ocorreu nos debates da tarde desta quarta-feira - confira, no vídeo abaixo.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Diarco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Consun Calendário Acadêmico Reunião resolução Conselho Universitário da UFU