Publicação

Lançamento de livro sobre filosofia de São Tomás de Aquino marca a reinauguração da Livraria Edufu

Na obra, o professor Anselmo Tadeu Ferreira explora a visão de Tomás de Aquino sobre a alma em diálogo com a cultura contemporânea

Publicado em 25/06/2024 às 14:10 - Atualizado em 26/06/2024 às 11:45

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) anuncia o lançamento do livro "A noção de alma na 'Suma de Teologia' de Tomás de Aquino", do professor Anselmo Tadeu Ferreira. Este lançamento marca também a reinauguração da Livraria Edufu, após um período de reformas para criar um ambiente mais acolhedor e interativo para leitores e entusiastas da literatura.

Sobre o livro

"A noção de alma" aborda a complexa questão do que é a alma, explorando a definição proposta por Tomás de Aquino nas questões 75 e 76 de sua obra monumental "Suma de Teologia". Traduzido diretamente do latim pelo professor Anselmo Tadeu Ferreira, o livro apresenta um diálogo profundo entre a filosofia tomista e as representações contemporâneas da alma.

Unindo o rigor acadêmico com a cultura popular, Ferreira analisa obras cinematográficas e literárias. Faz um diálogo dos conceitos de Aquino com o desenho animado "Divertida Mente", a série "The Good Place", o filme "Blade Runner: o Caçador de Androides" e o livro "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?", de Philip K. Dick. O resultado é um entendimento amplo sobre a noção de alma na cultura ocidental. Além da tradução para o português, o livro conta com uma explicação do texto e uma contextualização do trecho escolhido no conjunto da obra.

A investigação sobre a natureza da alma era a forma como os pensadores medievais pensavam alguns dos problemas fundamentais da filosofia: o que é o pensamento? Quem é o sujeito que pensa? O que é o ser humano?

Esta obra é o primeiro volume da coleção "Textos Fundamentais de Filosofia", reunindo textos filosóficos fundamentais explicados por professores do Instituto de Filosofia da UFU e alcançando "os leitores não especializados, idealmente estudantes do ensino médio", tal como ressalta Ferreira.

Reinauguração

Com o objetivo de transformar a experiência de leitura e compra de livros, a Livraria Edufu passou por uma significativa reforma. Com um novo modelo de gestão e distribuição das obras, fruto de uma parceria estratégica com a Fundação de Apoio Universitário (FAU). Essa colaboração permitirá uma maior capilaridade no mercado editorial, tanto no ambiente virtual quanto no físico.

Durante o período de reestruturação, as vendas foram suspensas, mas agora a Edufu está pronta para oferecer um sistema de vendas modernizado e eficiente. "A missão da Edufu é garantir que os livros cheguem aos leitores da maneira mais eficiente possível. Com a reforma da livraria e a implementação de um sistema de vendas modernizado, estamos confiantes de que proporcionaremos uma experiência ainda melhor para os nossos leitores", afirma o diretor da editora, Alexandre Guimarães.

Tomás de Aquino e sua obra 'Suma de Teologia'

Tomás de Aquino (1225-1274) foi um dos mais influentes teólogos e filósofos da Idade Média. Suas obras ainda continuam a impactar profundamente o pensamento filosófico e teológico ocidental em áreas como ética ou direito. Nascido na Itália, Tomás de Aquino ingressou na Ordem dos Pregadores (dominicanos) e dedicou sua vida ao estudo e à disseminação do conhecimento. Dedicou-se a reconciliar a filosofia aristotélica com a teologia cristã, criando um sistema de pensamento que busca harmonizar a razão e a fé.

A "Suma de Teologia" é a obra-prima de Tomás de Aquino e uma das mais importantes contribuições à teologia cristã e à filosofia ocidental. Escrita entre 1265 e 1274, a "Suma" é uma obra massiva e monumental que se propõe a sistematizar meticulosamente a teologia cristã de forma lógica e compreensiva. Dividida em três partes principais, a obra aborda uma vasta gama de tópicos, incluindo a existência e a natureza de Deus, a Criação, a moralidade e a natureza humana.

A primeira parte da "Suma" (Prima Pars) trata de Deus, a Criação e os anjos. A segunda parte (Secunda Pars) é subdividida em duas seções (Prima Secundae e Secunda Secundae) e explora a ética humana, os vícios e as virtudes e a lei divina. A terceira parte (Tertia Pars) discute Cristo e os sacramentos.

Nessa edição da Edufu, sobre as questões 75 e 76 da "Suma de Teologia", Tomás de Aquino aborda especificamente o conceito de alma. Ele investiga o que é a alma, sua natureza e suas funções, fazendo uso de uma análise meticulosa que combina insights filosóficos com a doutrina cristã. Estas questões são fundamentais para entender a visão de Aquino sobre a alma humana como uma substância imaterial que confere vida ao corpo e é a sede das capacidades intelectuais e volitivas do ser humano.

Legado

Tomás de Aquino deixou um legado duradouro e sua "Suma de Teologia" permanece uma referência essencial tanto para estudiosos da filosofia quanto da teologia. Seu método de questionamento, análise detalhada e busca pela verdade continuam a inspirar e influenciar a tradição intelectual ocidental. O estudo de sua obra - como exemplificado no livro "A noção de alma na 'Suma de Teologia' de Tomás de Aquino" por Anselmo Tadeu Ferreira - permite uma compreensão mais profunda das questões filosóficas e teológicas que continuam a ser relevantes na cultura contemporânea.

Programação

O lançamento-piloto do livro "A noção de alma" acontecerá nesta quinta-feira, 27 de junho, às 18h, na Livraria Edufu, localizada no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica. "Convidamos toda a comunidade acadêmica e os amantes da leitura para este evento especial. Venham conhecer o novo espaço e celebrar conosco este lançamento significativo", finaliza Alexandre Guimarães.