INTERNACIONALIZAÇÃO

UFU participa de evento da educação superior internacional

Representantes de universidades brasileiras estiveram na 76ª Conferência Anual da International Association of Educators, em Nova Orleans (EUA), entre 28 e 31 de maio de 2024

Publicado em 14/06/2024 às 14:49 - Atualizado em 20/06/2024 às 10:37

O tema do evento foi “Resiliência. Renovação. Comunidade”. (Imagem: divulgação)

Entre 28 e 31 de maio, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), representada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, e pelo diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Waldenor Barros Moraes Filho, participou da 76ª Conferência Anual da International Association of Educators (Nafsa 2024), em Nova Orleans (EUA). Além da UFU, o Ministério da Educação (MEC) e outras instituições de ensino superior brasileiras estiveram presentes entre mais de 400 instituições oriundas de uma centena de países.

A conferência, considerada o maior evento da educação superior internacional do mundo, reuniu mais de 9 mil participantes ao redor do tema “Resiliência. Renovação. Comunidade”. Segundo o site oficial, o objetivo é fazer do evento uma plataforma para vozes globais que trabalham em conjunto para promover a resiliência, apoiar a renovação e construir uma comunidade.

Representantes do Brasil no estande oficial do país no Nafsa 2024
Estande para divulgação da educação superior brasileira no NAFSA 2024 abriu espaço para diversas reuniões de trabalho. (Imagem: divulgação)

Os representantes brasileiros coordenaram o estande “Study and Research in Brazil”, promovendo o país como destino para parcerias em educação e pesquisa de alta qualidade. Participaram do fórum América Latina e Caribe (LAC Forum). Na ocasião, o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Oppermann, falou sobre “Sustentabilidade e Internacionalização na América Latina e no Caribe: perspectivas, práticas e oportunidades”.

O evento, que é anual, já tem o tema para 2025: “Propósito. Lugar. Parceria.” Conforme a NAFSA, esse tema “baseia-se em nossa missão coletiva e nos princípios da educação internacional. Abraçamos as camadas e a importância holística do lugar – pessoal, profissional e em nossas instituições. Nosso compromisso de criar oportunidades sustentáveis ​​para alunos globais reflete as parcerias que promovemos entre campi, comunidades e nações”.

(Com informações do MEC e da Nasfa)

Palavras-chave: Nafsa internacionalização educação superior parcerias