Brasília

Docente da UFU passa a integrar o Conselho de Administração da Ebserh

Nilton Pereira Júnior vai acumular a nova atividade com o cargo de secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde

Publicado em 18/07/2024 às 17:33 - Atualizado em 19/07/2024 às 09:01

Da esquerda para a direita: reitor Valder Steffen Jr, Adalton Rocha de Matos (representante do Ministério da Educação e presidente do Conselho de Administração da Ebserh), Ademar Arthur Chioro dos Reis (presidente da Ebserh), Nilton Pereira Júnior e Daniel Gomes Monteiro Beltrammi (vice-presidente da Ebserh). (Foto: arquivo pessoal)

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) desde o ano de 2014, Nilton Pereira Júnior se mudou para a capital federal em janeiro de 2023, ao receber o convite para ser o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, órgão vinculado à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde. Ficou neste cargo até o ultimo dia 19 de junho, quando assumiu como secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde.

A partir desta quinta-feira, 18 de julho, o médico possui mais uma importante atividade em Brasília: passa a integrar o Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). "Por indicação da ministra Nísia Trindade, assumo hoje a vaga do Ministério da Saúde neste conselho. Os hospitais universitários federais são centros de excelência em assistência de média e alta complexidade do SUS [SIstema Único de Saúde] em todo o território nacional, além de serem responsáveis pelo ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. O Ministério da Saúde é parceiro do MEC e da Ebserh na ampliação e na qualificação dessa rede, cada vez mais integrada ao SUS, conforme determinação do presidente Lula", comenta o professor da Famed.

Reitor da UFU e também membro do Conselho de Administração da Ebserh, Valder Steffen Jr. acompanhou a solenidade de posse do novo conselheiro e manifestou sua satisfação pelo fato: "A Universidade Federal de Uberlândia ficou muito feliz ao tomar conhecimento desta nomeação do nosso professor Nilton Pereira Júnior. Docente da nossa Faculdade de Medicina, ex-coordenador do Curso de Graduação em Medicina, ex-superintendente do nosso Hospital de Clínicas/Ebserh e também tendo já prestado tantos serviços à Universidade Federal de Uberlândia, agora se encontra no Ministério da Saúde e essa sua participação no Conselho de Administração da Ebserh se dá enquanto representante do Ministério da Saúde. Portanto, nós cumprimentamos o professor Nilton, desejando a ele pleno sucesso nessa nova responsabilidade que passa a desempenhar. Um abraço aí, professor da Universidade Federal de Uberlândia."

Nilton Pereira Júnior e Valder Steffen Jr; ambos vestem ternos, estão em pé e sorridentes
Foto: arquivo pessoal

Carreira e currículo

Nilton Pereira Júnior é médico sanitarista graduado pela UFU (2008) e autor do livro “O apoio institucional no SUS: Os dilemas da integração interfederativa e da cogestão” - fruto de seu projeto de mestrado em Saúde Coletiva, obtido em 2013 pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também por esta instituição paulista, conquistou em 2019 o título de doutor em Saúde ColetivaA tese de doutorado resultou em outro livro, "Políticas públicas e gestão hospitalar: evidências e experiências do SUS", organizado em parceria com o seu orientador, Gastão Wagner de Sousa Campos.

Na equipe da Famed, desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Saúde Coletiva e atuou, ainda, como pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT/UFU). Ocupou o cargo de coordenador do Curso de Graduação em Medicina, entre abril de 2022 e janeiro de 2023, quando voltou a trabalhar no Ministério da Saúde..

Pereira tem experiência na gestão pública e hospitalar. No Hospital de Clínicas da UFU (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh) foi gerente de Ensino e Pesquisa (2019/2020) e superintendente (2020/2021). Foi diretor de Atenção à Saúde da Prefeitura de Uberlândia (2013/2014) e superintendente executivo na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (2013). No Ministério da Saúde, também já foi diretor de programas da Secretaria Executiva (2011/2012). De 2015 a 2018, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)..

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Ebserh conselho de administração Nilton Pereira Júnior Docente Famed UFU