Pular para o conteúdo principal
Missão internacional

Gestão da UFU envia representante a China para a Conferência Mundial de Inteligência Artificial

Durante 11 dias, Carlos Henrique Martins da Silva cumpriu agendas importantes do outro lado do planeta

Publicado em 23/07/2024 às 11:38 - Atualizado em 01/08/2024 às 11:07

Martins: 'Fórum contou com especialistas internacionais, políticos e líderes dos setores industriais que apresentaram novos conceitos, tecnologias e caminhos para a construção de um ambiente urbano inteligente'. (Foto: arquivo pessoal)

 

O vice-reitor Carlos Henrique Martins da Silva representou a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em missão brasileira na China, organizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Xangai, Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec). A viagem incluiu a participação na “World Artificial Intelligence Conference - WAIC 2024)” [Conferência Mundial de Inteligência Artificial] e atividades adicionais em Xangai e Pequim, realizadas dos dias 2 a 12 de julho.

Na WAIC 2024, Martins marcou presença em fóruns sobre educação, pesquisa, inovação tecnológica e governança, entre outros temas, bem como de um dos principais fóruns internacionais da conferência, o International Artificial Intelligence City Forum, organizado pelo Shanghai Smart City Development Institute desde 2021. "Este fórum teve como objetivo discutir como tecnologias que utilizam inteligência artificial podem auxiliar a concepção de cidades mais inteligentes e sustentáveis e contou com especialistas internacionais, políticos e líderes dos setores industriais que apresentaram novos conceitos, tecnologias e caminhos para a construção de um ambiente urbano inteligente", comenta o vice-reitor.

Em seu roteiro na passagem pela China, ele participou de visitas agendadas nas seguintes instituições: Shanghai AI Research Institute – SARI (instituição de pesquisa e ecossistema de Inteligência Artificial); Shanghai Data Exchange (Bolsa de Dados de Xangai); SYNYI AI - Shanghai SYNYI Medical Technology (startups de tecnologia de Inteligência Artificial na área médica); Shanghai Pudong Software Park Incubator (SPSP Incubator) (parque tecnológico/sistema de incubação); ROCKWELL (Centro Conjunto de Inovação em Manufatura Inteligente); Beijing Academy of Artificial Intelligence (Academia de Inteligência Artificial de Pequim); Kuaishou (KWAI) e Federação de Computadores da China.

Ainda conforme Martins, as experiências e diálogos vivenciados por ele nessas visitas e na WAIC 2024 auxiliarão a operacionalização, na UFU, de planos e políticas institucionais de inteligência artificial, bem como conexões e intercâmbios de estudantes, professores e pesquisadores com universidades, empresas e sistemas de incubação de startups e organizações governamentais chinesas. "A representação da Universidade Federal de Uberlândia contribuiu para expandir a atuação do Brasil em um dos mais importantes foros internacionais de inteligência artificial, além de abrir portas para ampliar a cooperação nesta área estratégica", conclui.

Veja, abaixo, alguns registros fotográficos da missão de Carlos Henrique Martins da Silva:

Fotos: arquivo pessoal

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: Missão China UFU vice-reitor Carlos Henrique Martins da Silva

A11y