Publicado em 27/08/2024 às 16:38 - Atualizado em 02/09/2024 às 17:21
A Diretoria de Sustentabilidade da Universidade Federal de Uberlândia (Dirsu/UFU), vinculada à Prefeitura Universitária, disponibiliza seus dados abertos de 2023. Os arquivos divulgados contém informações acerca do uso racional de recursos na UFU e são divididos em sete categorias: consumo de energia elétrica, água, papel, toners, copos descartáveis, resíduos sólidos e coleta seletiva.
A Dirsu, assim como todas as diretorias da Universidade, contribui anualmente para o processo de transparência da Instituição, por meio da publicação de seus dados. Esse procedimento visa promover a transparência acerca do uso dos recursos públicos, por isso, além de serem postados no site oficial da UFU, os dados também são expostos no Portal da Transparência do Governo Federal.
Dados abertos de sustentabilidade 2023
No caso da Dirsu, as informações estão disponíveis no site oficial da UFU, em Dados Abertos, na aba “Base de Dados de Sustentabilidade da Instituição". A disponibilização é realizada em formato CSV (Comma-separated Values - Valores separados por vírgulas), que é “um tipo de arquivo de texto simples, utilizado para armazenar dados tabulares, acessível a diversos programas e até mesmo ao bloco de notas de celulares e computadores”, como explica Cecília Palis, estagiária da Diretoria de Sustentabilidade e estudante do curso de Saúde Coletiva da UFU.
A importância da abertura e publicação dessas informações está na transparência e no compromisso da Universidade com a sociedade, pois evidencia onde e como os recursos governamentais estão sendo utilizados. O que, de acordo com Cecília, colabora para a conscientização da comunidade, promove responsabilidade ambiental e melhoria das políticas públicas, à medida que permite uma análise sobre a eficiência de cada estratégia adotada.
Transparência e planejamento institucional
O processo de abertura dos dados de sustentabilidade conta com um procedimento específico de organização e transparência nas informações, que se divide em etapas. Na Dirsu a equipe da diretoria analisa mensalmente todas as faturas de água e de energia elétrica, e, semestralmente, recolhe os dados de resíduos sólidos e perigosos.
Também, anualmente, a Diretoria de Administração de Materiais (Diram) informa à Diretoria de Sustentabilidade a quantidade de papel sulfite, cartuchos de impressão e copos descartáveis. E, uma vez ao ano, a Divisão de Transportes (Ditra) informa a quantidade de litros de gasolina, álcool e diesel, consumidos pela frota oficial da Universidade.
Por se tratar de um grande volume de dados, o coordenador da Divisão de Planejamento Socioambiental (Dipsa), Eunir Augusto Reis, destaca que é sempre um desafio realizar esse processo, pois não se trata apenas de coletar informações e disponibilizá-las online, mas de respeitar critérios específicos, e afirma que “é preciso entender o que é um dado de sustentabilidade, e depois pensar em formas para se criar indicadores de monitoramento e propor ações de responsabilidade socioambiental".
Painel de sustentabilidade da Dirsu e planejamento institucional (PIDE)
A Diretoria de Sustentabilidade da UFU, em seu site oficial, também conta com o desenvolvimento de um Painel de Sustentabilidade, no qual consolida e disponibiliza suas informações de maneira acessível e clara. O painel engloba todas as categorias de dados já citadas e é uma ferramenta feita para monitorar e comunicar o desempenho ambiental da Universidade.
Ao fornecer o amplo acesso a informações detalhadas sobre o consumo desses recursos, o diretor da Diretoria de Sustentabilidade da UFU, Nelson Barbosa, explica que é possível identificar padrões de uso, áreas de desperdício e oportunidades para implementar práticas mais sustentáveis. “Essa ação não só auxilia na redução de custos e no impacto ambiental, mas educa e engaja a comunidade universitária, contribuindo para uma cultura de sustentabilidade dentro da instituição”, pontua.
Além disso, a divulgação dos dados abertos no Painel de Sustentabilidade da UFU é fundamental para o cumprimento de planejamentos internos da diretoria. Um exemplo disso é o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE), que faz uso dos dados para executar uma tomada de decisões embasadas, o que auxilia na organização estratégica e na definição de metas realistas para a redução do consumo na UFU.
O painel também facilita o monitoramento contínuo do desempenho da Universidade em relação aos objetivos de sustentabilidade, permitindo a elaboração de relatórios de progresso. Para o diretor, essa análise e transparência em relação aos dados incentiva a participação ativa da comunidade universitária em iniciativas que contribuem para o cumprimento do PIDE.
Comissão do Plano de Dados Abertos do Comitê de Governança Digital (COMPDA)
No panorama geral, os Dados Abertos da UFU promovem a transparência ativa institucional e a prestação de contas, sendo todas as informações colhidas e divulgadas por cada diretoria regidas pelo Plano de Dados Abertos (PDA), elaborado pela Comissão do Plano de Dados Abertos do Comitê de Governança Digital da UFU (CGD).
Esse documento serve como um orientador para ações de implementação e promoção de abertura de dados institucionais para a disponibilização pública, com atualização periódica. Segunda a professora e presidenta da CGD, Núbia Saad, o Inventário de Base de Dados da Universidade tem sido realizado juntamente aos órgãos administrativos da Instituição, considerando solicitações recebidas pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e sugestões vindas de consultas às comunidades externa e interna, por meio da plataforma “Participa + Brasil” do Governo Federal.
Núbia também acrescenta que a UFU tem promovido a cultura da transparência pública, fundamentalmente, nos termos da Política de Dados Abertos (Decreto nº 8.777 ), bem como a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527). “A disponibilização digital dos dados abertos acessíveis ao público além de demonstrar o compromisso da Instituição com a Transparência Pública, também impacta positivamente a comunidade por meio do estímulo à inovação, o impacto na educação, a participatividade cidadã e o desenvolvimento econômico”, finaliza a presidenta da comissão.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Diretoria de Sustentabilidade Dados Abertos UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS