Campus Santa Mônica

Edufu prepara festa para reinaugurar sua livraria, em 29 de agosto

Com 'Café Literário', novidades no catálogo e ambiente modernizado, no Bloco 3Q, renovação do espaço será celebrada em evento aberto ao público

Publicado em 21/08/2024 às 09:17 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:26

Ambientes internos da livraria estão mais confortáveis e acolhedores. (Foto: Lílian Karla)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) convida a todos para a festa de reinauguração da Livraria da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu). O evento est´á marcado para o próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, a partir das 17h30, no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica. O intuito é que este seja um momento de celebração e reconexão com a cultura acadêmica da instituição.

Reformulação do espaço

Fundada em 1981, desde então a Editora da UFU tem sido fundamental na disseminação de conhecimento acadêmico. Com a reorganização e a ampliação realizadas no ano de 2003, a editora intensificou sua participação na vida universitária, tornando sua livraria no Campus Santa Mônica um ponto de referência cultural.

Passados 21 anos, após receber uma reforma completa, a livraria está preparada para continuar essa tradição, oferecendo um catálogo de mais de 400 títulos, dos quais muitos são premiados - resultado das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da UFU.

"A recente reforma da livraria foi projetada para modernizar o espaço, tornando-o mais funcional e acolhedor. Com áreas de leitura confortáveis, espaços para eventos literários e uma seleção cuidadosa dos melhores títulos acadêmicos, a livraria está pronta para receber a comunidade", informa o diretor da Edufu, Alexandre Guimarães.

Novidades

Além da renovação física, a Edufu também está implementando um novo modelo de gestão e distribuição de suas obras, em parceria com a Fundação de Apoio Universitário (FAU). Esta reestruturação permitirá uma maior capilaridade no mercado, tanto virtual quanto físico, ampliando o alcance das publicações da editora. Todos os eventos e novidades estão sendo divulgados via Instagram.

"A festa de reinauguração foi planejada para ocorrer após o retorno das aulas, garantindo que todos possam participar deste momento especial. A Edufu aguarda a presença de todos para celebrar a renovação desse importante espaço de conhecimento e cultura", convida Guimarães.

Além da renovação da livraria, o evento marcará também a inauguração do novo Café Literário, um espaço pensado para fomentar a leitura e a convivência. Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de interagir com a equipe da Edufu e a Comissão Editorial, que estarão no local para compartilhar suas experiências e discutir os novos rumos da editora. Além disso, a festa de reinauguração contará com o lançamento de novas obras e a presença de diversos autores cujas publicações integram o catálogo da Edufu. "Estes lançamentos representam a diversidade e a qualidade do trabalho acadêmico desenvolvido na UFU, reforçando o compromisso da editora em difundir o conhecimento produzido na universidade", destaca o diretor.

Concluindo, Alexandre Guimarães cita esta reinauguração como um marco importante para a editora e para a comunidade universitária: "Com a reforma e a nova estratégia de gestão, queremos não apenas modernizar o espaço físico da livraria, mas também expandir o alcance das nossas publicações, levando o conhecimento produzido na UFU para ainda mais pessoas. Estamos muito animados com essa nova fase e esperamos que todos possam participar dessa celebração.”

Banner de divulgação da festa de reinauguração da livraria, informando que será dia 29 de agosto, às 17h30, e acontecerá a inauguração do café literário no Bloco 3Q

Palavras-chave: festa de reinauguração da livraria da Edufu livraria Edufu; UFU; Editora da Universidade Federal de Uberlândia; Produção acadêmica;